Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul). O próximo certame do órgão pode contar com mais de 380 chamadas. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
O próximo certame do Ministério Público do Rio Grande do Sul deve pode contemplar mais de 380 oportunidades. Isso porque a Lei 15.516/2020, que institui o Plano de Cargos e Carreira dos Servidores (PCCS) do órgão, prevê 381 vagas para as carreiras de técnicos e analistas.
As vacâncias devem ser preenchidas a partir de 2022, porque a implementação do PCCS se dará a partir de janeiro do próximo ano, em seus efeitos administrativos e financeiros. A mudança foi incluída por emenda, em plenário, durante votação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em agosto de 2020.
Concurso MP-RS: detalhes
A previsão é de que sejam publicados dois Editais, sendo um para candidatos de nível Médio/Técnico, destinadas ao cargo de Técnico do Ministério Público.
Já o outro documento destinará oportunidades a candidato de nível Superior, ao cargo de Analista do Ministério Público.
As oportunidades serão para formação de cadastro reserva.
Os cargos ofertados contam com nove classes e mais três especiais, que poderão ser alcançadas através de promoção. Ao ingressar no Ministério Público do Rio Grande do Sul, os servidores terão salários iniciais de R$ 3.860,28 para o cargo de Técnico e R$ 7.352,93 para a função de Analista.
Em setembro de 2020, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou a Lei 15.516/2020, que institui o Plano de Cargos e Carreira dos Servidores (PCCS) do órgão.
Sendo assim, foram criados 381 cargos de níveis Médio e Superior. O plano simplifica o quadro de efetivos do Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da criação das seguintes carreiras:
- 191 cargos de Analista do Ministério Público;
- 190 cargos de Técnico do Ministério Público.
Para mais informações referentes ao Concurso MP-RS, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.