Ótimas notícias, concurseiros!! O Ministério da Gestão já definiu e divulgou a nova data do Concurso Nacional Unificado (CNU). As provas serão aplicadas em agosto! Caso tenha se interessado, venha saber mais!!
Prepare-se para Concurso
Quais são as novas datas do Concurso Nacional Unificado?
Inicialmente, as provas estavam marcadas para o dia 5 de maio de 2024, mas devido a grande tragédia ocorrida no estado do Rio Grande do Sul, as provas objetivas foram adiadas.
A nota data foi definida e divulgada nesta quinta-feira, dia 23 de maio, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As provas estão prevista para serem aplicadas no dia 18 de agosto de 2024.
É importante, e de responsabilidade do candidato, conferir no cartão de confirmação de inscrição do Concurso Nacional Unificado, que será divulgado no dia 7 de agosto, se o local de aplicação da prova foi mantido ou alterado.
Para conferir o cartão de confirmação de inscrição, basta acessar o site oficial do CNU.
As provas do Concurso Nacional Unificado foram violadas?
Não! Em nota publicada, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nos informou que “após o adiamento causado pelo desastre no Rio Grande do Sul, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro. Os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e foi identificado que não houve qualquer violação.”
Dessa forma, como confirmado pelo Ministério da Gestão, está tudo certo com as provas e a aplicação delas ocorrerá normalmente na data prevista!
O que estudar para a prova do concurso CNU?
O concurso CNU está ofertando 6.640 vagas imediatas distribuídas entre os 21 órgãos federais que aderiram ao certame, para cargos de níveis médio e superior de escolaridade. Mas, você sabe o que deve estudar para as provas objetivas desse certame? Venha conferir!
Para os cargos de nível superior, a prova objetiva contará com 70 questões de múltipla escolha versadas sobre as seguintes disciplinas:
- Políticas públicas
- Desafios do estado de Direito: democracia e cidadania
- Ética e integridade
- Diversidade e Inclusão na sociedade
- Administração Pública Federal
- Finanças Públicas
- Conhecimentos Específicos
Já para os cargos de nível médio, a prova objetiva será constituída de 60 questões de múltipla escolha versadas nas disciplinas de:
- Língua Portuguesa
- Noções de direito
- Matemática
- Realidade Brasileira
O que é o CNU?
A ideia da administração é criar algo semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicável simultaneamente em todo o país.
“É uma ideia de fato inovadora e que parte do fato de haver muitas vagas sendo oferecidas simultaneamente. Esse conjunto de vagas perpassa mais de 100 órgãos da Administração Pública Federal porque quando os servidores estiverem inseridos no local de trabalho, eles vão cobrir várias áreas de atuação do Estado”, disse o secretário do MGI, José Celso Cardoso.
Se você busca ser aprovado neste concurso, nós temos material certo para você! Confira aqui.