Com o Concurso PC-ES (Polícia Civil do Espírito Santo) confirmado e prestes a ser realizado, o governo do estado nomeou 401 policiais para a corporação. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande assinou a nomeação de 401 policiais civis, do concurso de 2018, que beneficia os candidatos que finalizaram o Curso de Formação Profissional (CFP). Serão empossados:
- 85 escrivães
- 147 investigadores
- cinco psicólogos
- 77 peritos criminais
- 53 auxiliares de perícia médica legal
- 29 médicos legistas
- 05 assistentes sociais
“Essa é mais uma medida de reestruturação das forças da Segurança Pública, que vem sendo feita desde o início da gestão, em 2019”, diz o governo do estado.
A publicação do nome dos aprovados no Diário Oficial do estado será o próximo passo a ser dado. Os aprovados terão 30 dias para tomar posso no cargo.
“Esse momento faz parte da minha história como governador. Essa responsabilidade que eu tenho, mas faz parte da história de vocês. Vocês jamais esquecerão esse momento, de como ele é importante na família de vocês e na vida de vocês. Para ser policial é preciso ter uma característica diferente de outras profissões e de outras atividades. Um policial, para ser eficiente, tem que ter atitude. A atitude muda o mundo, dependendo da atitude muda para o mal, mas quando a gente fala em atitude, geralmente, fazemos referência a uma boa atitude”, afirmou o governador.
Concurso PC ES: detalhes
A seleção foi confirmada na última terça-feira, dia 19 de outubro de 2021, em documento divulgado pelo deputado Bruno Lamas, que solicitou ao governo do Espírito Santo uma relação de certames previstos em andamento. Foi confirmado oito novos editais de concursos, entre eles o de delegado da Polícia Civil.
O Edital do Concurso da Polícia Civil do Espírito Santo que é previsto para ser publicado até o fim de 2021, terá 40 vagas efetivas para a carreira de Delegado.
Comissão organizadora
Foi formado no dia 25 de maio, a comissão organizadora do certame. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo. Os membros são:
- Joel Lyrio Junior, diretor da Acadepol – (presidente do grupo)
- Ismael Forattini Peixoto de Lima – (representante da PCES)
- Nicolle Santiago de Castro Perúsia – (representante da PCES)
- Rafael Amorim Ricardo – (representante da Sesp)
- Ana Cláudia Passos Santos Silva – (representante da Seger)
Será de responsabilidade da comissão:
Executar os procedimentos descritos na Norma de Procedimento do Sistema de Administração de Recursos Humanos n.º 18 (NP/SRH 18), quanto às atividades relativas à formalização, execução contratual e realização do Concurso Público em si.
Elaborar as manifestações para subsidiar a tomada de decisão pelos respectivos Ordenadores de Despesa.
Provas do Concurso PC-ES
O certame foi composto pelas seguintes etapas:
- Exame Intelectual
- Perícia Médica (para candidatos com deficiência)
- Teste de Aptidão Física (TAF)
- Teste de Digitação (para o cargo de escrivão)
- Exame Médico e Toxicológico
- Exame Psicológico
- Investigação Criminal e Social