Atenção! O concurso PC-MG já iniciou as convocações para a Prova de Digitação, que será feita somente pelos Escrivães. Saiba mais!
Prepare-se para Concurso
Os candidatos, para realizar suas provas, foram divididos em grupos e horários. Os aprovados podem consultar esses detalhes no site da organizadora Fumarc.
Além disso, também a partir da última quinta-feira, 03 de fevereiro, os candidatos já podem conferir a classificação preliminar dos aprovados nas Provas Objetivas do concurso, que aconteceram no dia 19 de dezembro de 2021.
É importante ressaltar que somente os aprovados na Prova Objetiva poderão realizar as Provas de Digitação. Confira, portanto, como serão feitas as avaliações!
Como serão as Provas de Digitação?
A prova de digitação acontecerá em um microcomputador desktop arquitetura Windows, teclado Português Brasil ABNT2 e Editor de Texto (writer do LibreOffice 6 ou superior, em plataforma Microsoft Windows).
Os candidatos terão cinco minutos para redigir e/ou reproduzir um texto. Para esta etapa, foram convocados 1.191 candidatos com as melhores pontuações na Prova Objetiva. Dentre estes, estão 119 concorrentes PcDs.
Concurso PC MG: Como foram as provas Objetivas?
As avaliações da PC de Minas Gerais aconteceram nos dias 12 e 19 de dezembro, sendo esta última data apenas para os cargos de Escrivão e Delegado.
Vale mencionar que as avaliações tiveram estruturas diferentes de acordo com o cargo. Para a carreira de Investigador, por exemplo, foram cobradas 60 questões sobre Língua Portuguesa, Lei Orgânica da PC MG, Noções de Direito, Direitos Humanos, bem como Noções de Informática, de Criminologia e de Medicina Legal.
Enquanto isso, os candidatos a Perito Criminal responderam, igualmente, 60 questões, mas sobre matérias de Física, Matemática, Língua Portuguesa, além de Direitos Humanos, Noções de Informática e Biologia. Os candidatos ao cargo de Perito precisaram responder, ainda, questões sobre Conhecimentos Específicos, de acordo com a área de atuação.
As provas de Escrivão foram compostas por 60 questões, distribuídas entre as matérias:
- Língua Portuguesa;
- Lei Orgânica da PC MG;
- Noções de Direito;
- Direitos Humanos;
- Noções de informática; bem como
- Noções de criminologia e de medicina legal.
Já as provas para Delegado constaram 70 questões que versaram sobre as disciplinas de direito administrativo, civil, constitucional, penal, processual penal, bem como direitos humanos, medicina legal e noções de criminologia.
Por fim, os concorrentes a Médico Legista tiveram de resolver 60 questões sobre Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Medicina Legal, assim como de Toxicologia Forense, Patologia e Psiquiatria Forense.
Cargos e vagas
Por fim, é importante ressaltar que, no total, o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais ofertou 519 vagas distribuídas entre os cargos:
- Delegados – 62 vagas; cargo de nível superior completo em Direito;
- Escrivães – 397 vagas; cargo de nível superior completo em qualquer área;
- Investigadores – 30 vagas; cargo de nível superior completo em qualquer área;
- Peritos – 21 vagas; cargo de nível superior completo em qualquer área; e, por fim,
- Médicos Legistas – 9 vagas; cargo de nível superior completo em Medicina.
Os salários ofertados variam entre R$ 4,6 mil e R$ 12,9 mil mensais.
- Adquira: Materiais Concurso PC-MG