Com banca organizadora definida, o Concurso PC-MS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) terá suas inscrições abertas em breve. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
A banca organizadora do concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul será a Fapec (Fundação de Apoio a Pesquisa ao Ensino e a Cultura). Sendo assim, a previsão é de que o edital do certame seja publicado nos próximos dias.
“Estamos trabalhando na construção do cronograma de atividades do concurso e em alguns dias será aberto o período de inscrições”, disse a secretária de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Nardes.
Concurso PC MS: detalhes
Foi republicado no dia 26 de maio, no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul, o decreto de autorização que altera o quantitativo de vagas do concurso PC-MS.
O documento que antes contava com 250 vagas agora irá oferecer 206 oportunidades. O novo texto já está em vigor, sendo redigido da seguinte forma:
“Art. 1º Autoriza-se a realização de Concurso Público de Provas e Títulos, para o provimento de 206 (duzentos e seis) vagas, nas categorias funcionais de Perito Papiloscopista, de Agente de Polícia Cientifica e de Perito Oficial Forense, integrantes das carreiras da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com as especificações constantes do Anexo deste Decreto.”
Sendo assim, a nova distribuição de vagas esta da seguinte forma:
- Perito papiloscopista: 42 vagas;
- Agente de polícia científica: 36 vagas;
- Perito oficial forense e perito criminal: 75 vagas; e
- Perito médico-legista: 53 vagas.
Além das 206 vagas, o certame também contará com um edital com 30 oportunidades para Delegado.
Último concurso foi autorizado em 2018
Um certame da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul iria ser realizado em 2018, porém, o Edital não foi publicado por falta de orçamento.
Na época foram autorizadas 170 oportunidades para os mesmos cargos que estão sendo ofertados agora, sendo: 40 para Perito Criminal, 40 para Médico Legista, 40 para Papiloscopista e 50 Oportunidades para a Carreira se Agente se Polícia Científica.
O certame seria composto por sete etapas de avaliação:
- Prova Objetiva;
- Prova de Títulos;
- Avaliação Psicológica (exame psicotécnico);
- Avaliação Médico-Odontológica;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Investigação Social; e
- Curso de Formação.