Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso PC-PR (Polícia Civil do Paraná). A comissão organizadora se reúne para discutir o possível retorno do certame que está suspenso por conta da pandemia.
Prepare-se para Concurso
Em agosto, após reunião entre a PC PR e a banca organizadora, UFPR, foi definido que uma nova reunião aconteceria na primeira semana de outubro.
Na reunião de agosto, foi determinado que as provas permaneceriam suspensas. As provas do concurso PC PR eram aguardadas para acontecer em setembro.
Concurso PC-PR
São ofertadas 400 vagas para candidatos de nível Superior, sendo 300 para a carreira de Investigador, 50 para Delegado e 50 para Papiloscopista, com salários que vão de R$ 5.588,05 a R$ 18.280,05 e jornadas de trabalho de 40 horas semanais. Saiba como funciona as progressão e promoção nas carreiras ofertas, além do salário correspondente a cada nível.
O Policial que atingir 5 anos de efetivo exercício ao Estado do Paraná irá progredir para outra referência imediatamente superior, dentro da mesma classe. Depois que atingir a referência de número 6 a progressão acontecerá a cada 2 anos de efetivo exercício ao Estado.
A promoção é a mudança de classe para outra imediatamente superior e que para Policiais Civis e Delegados pode acontecer de acordo com os critérios de antiguidade ou merecimento.
Tabela de valores do subsídio
Quadro Próprio da Polícia Civil – QPPC
Delegado de Polícia
Investigador de Polícia
Papiloscopista
Provas do Concurso PC-PR
O certame será composto por seis etapas. São elas:
- 1ª Fase: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- 2ª Fase: Prova de Conhecimentos Específicos, de caráter classificatório e eliminatório;
- 3ª Fase: Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório;
- 4ª Fase: Prova de Higidez Física, de caráter eliminatório;
- 5ª Fase: Prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- 6ª Fase: Exame de Investigação de Conduta, de caráter eliminatório.
Confira a página do certame nesse link -> Concurso PC-PR 2020.
Conteúdo Programático
- Língua Portuguesa: 1. à apreensão do significado global dos textos; 2. ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; 3. ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; 4. à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; 5. à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); 6. à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; 7. à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; 8. ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; 9. ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; 10. à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 11. à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; 12. ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.; 13. ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; 14. à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
- Raciocínio Lógico: 1. Resolução de problemas envolvendo números reais, conjuntos, contagem e porcentagem. 2. Sistemas, equações e regra de três. 3. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. 4. Área, volume e capacidade. 5. Medidas de tendência central, Leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos. 6. Problemas de raciocínio lógico-matemático envolvendo proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica.
- Noções de Direito Administrativo: 1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2. Organização administrativa da União: administração direta e indireta. 3. Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 4. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 5. Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 6. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado.
- Noções de Direito Constitucional: 1. Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2. Poder Legislativo: fundamento, atribuições e garantias de independência. 3. Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo; atribuições e responsabilidades do presidente da República. 4. Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública. 5. Ordem social: base e objetivos; seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso. 6. Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU – 1948).
- Noções de Direito Penal: 1. Infração penal: elementos, espécies. 2. Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal. 3. Tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade. 4. Erro de tipo e erro de proibição. 5. Imputabilidade penal. 6. Concurso de pessoas. 7. Crimes contra a pessoa, o patrimônio e a administração pública.
Estude com as Apostilas PC-PR e parcele SEM JUROS