Atenção, concurseiros! O concurso PC-SP está sendo finalizado e edital é iminente. Ou seja, o certame pode ser aberto a qualquer momento! Saiba mais informações.
Prepare-se para Concurso
De acordo com fontes internas, o concurso da Polícia Civil SP deve ser aberto já nos próximos dias, possivelmente até o dia 15 de fevereiro. Para iniciar, o certame só aguarda o parecer positivo da Vunesp, banca organizadora.
Uma outra informação relevante sobre o concurso diz respeito ao conteúdo programático. Isso porque, conforme falas do Diretor da Acadepol, Julio Guebert, as disciplinas do novo edital, trarão novidades.
Confira, portanto, as alterações e mais detalhes!
Concurso PC-SP terá novas matérias no conteúdo programático
Os interessados no concurso da Polícia Civil de São Paulo e, principalmente, aqueles que vêm se preparando para a seleção precisam se atentar às mudanças no edital. Isso porque é possível que novas matérias e tópicos estejam presentes nas avaliações, principalmente na parte do Direito.
Nos últimos anos, algumas leis foram modificadas e, dessa forma, as alterações devem constar no concurso público. Assim sendo, confira o que de diferente pode ser cobrado:
- Pacote Anticrime – Lei nº 13.96/2019
- Código Penal
- Processo Penal
- Legislação Penal Especial
- Legislação Administrativa/Procedimental
- Lei de Improbidade Administrativa – nº 14.230/2021
- Código Penal
- Lei Maria da Penha
- Atenção: nos últimos dois anos foi a lei mais cobrada em concurso público
Além dessas mudanças, devem ocorrer alterações no conteúdo de Informática, que deverá ser composto pelos assuntos:
- Banco de Dados e Acesso Remoto
- Redes Sociais: ferramentas colaborativas (Teams e MS Teams)
- Tecnologia da Informação
- Segurança da Informação
Outra novidade é que a matéria de Criminologia, que não esteve no último concurso da PC-SP, deve cair na avaliação de 2022.
Por fim, existe um rumor de que a Prova Oral não constará no edital deste ano. Essa informação, no entanto, não é confirmada, uma vez que a avaliação é determinada por Lei e a não existência dela no concurso da Polícia Civil deveria ser aprovada na Alesp.
Governador também anuncia novidades!
O governador do Estado de São Paulo, João Dória, anunciou que, em fevereiro, algumas novidades seriam reveladas aos profissionais da Segurança Pública.
Uma das novidades deve ser o concurso PC-SP, que virá para renovar e repor o quadro da corporação, que, atualmente, apresenta cerca de 15 mil vacâncias.
Além disso, também são aguardadas novidades para os servidores já ativos e/ou inativos. Confira as mudanças que devem acontecer:
- Aumento de 11,5% sobre o salário base e adicional por trabalho policial
- Divulgação do pacote de reestruturação para cargo de nível superior das carreiras, de acordo com os títulos obtidos
- Divulgação da Lei Complementar nº 1.372/2022, que autoriza os policiais a desempenhar atividade delegada
O que é atividade delegada? Permite que policiais civis possam desempenhar o policiamento durante suas folgas. O município interessado, deverá firmar convênio com o estado. Antes, esse tipo de serviço, somente policiais militares podiam exercer essas atividades.
Concurso PC-SP: vagas, cargos e remunerações
O concurso da PC de Sã Paulo deve ofertar nada menos que 2.939 vagas para carreiras de nível superior. De acordo com informações, as oportunidades devem ser distribuídas da seguinte maneira:
- Escrivão de Polícia – 1.600;
- Investigador de Polícia – 900;
- Delegado – 250;
- Médico Legista – 189.
É importante dizer que os cargos de Escrivão e Investigador requerem CNH na categoria “B” e formação superior em qualquer área, enquanto as demais carreiras exigem diplomas específicos. A carreira de Delegado, por exemplo, requer formação em Direito e experiência de dois anos.
Por fim, os Médicos Legistas, precisam apresentar diploma de formação em Medicina.
Ademais, as remunerações devem variar de R$ 4.716,85 até R$ 11.168,15.
- Adquira: Materiais de estudo Concurso PC-SP