Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso PC-TO (Polícia Civil do Tocantins). Novo secretário da corporação mantém preparativos do edital. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
O então secretário de segurança pública do estado de Tocantins, Cristiano Sampaio, foi afastado do cargo em função de uma investigação, sendo assim, delegado de polícia Wlademir Costa Oliveira assumiu a pasta, e já garantiu que o objetivo é dar continuidade aos trâmites de escolha da banca e elaboração do edital.
“Nossa intenção é seguir o rito normal que já vinha sendo realizado pela comissão, observando os prazos e as previsões orçamentárias do governo do Tocantins, mas o objetivo é não interromper o processo”, disse Wlademir.
Concurso PC TO: detalhes
A previsão é de que sejam ofertadas 332 vagas imediatas. O quantitativo, porém, depende de orçamento disponível para as nomeações.
Veja a provável distribuição das oportunidades por carreira:
- Agente de Polícia – 133 vagas (nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação – CNH);
- Agente de Necrotomia – 12 vagas (nível superior em Enfermagem e CNH);
- Escrivão de Polícia – 58 vagas (nível superior em qualquer área e CNH);
- Papiloscopista – 24 vagas (nível superior em qualquer área e CNH);
- Perito – 60 vagas (nível superior na área de atuação* e CNH);
- Delegado – 45 vagas (nível superior em Direito e CNH).
Cargos vagos
No mês de março desse ano, o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, informou que 37% dos cargos da corporação encontram-se vagos, além da iminente aposentadoria de outros agentes. Com isso o objetivo do certame é suprir a carência de policiais civis no estado.
“A Polícia Civil se fortalece quando tem mais pessoas em seu quadro, selecionadas em um processo de concurso público criterioso. Ao anunciar a comissão que vai preparar um novo concurso público, o Governo reforça o quanto a segurança pública é importante”, afirmou Cristiano Sampaio.
Último Concurso PC TO
O último certame da Polícia Civil do Tocantins ocorreu no ano de 2014. Na época foram ofertadas 515 vagas para candidatos de nível Superior. As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
- Delegado: 131 vagas (97 imediatas, 29 para cadastro e 5 para pessoas com deficiência);
- Médico Legista: 12 vagas (9 imediatas e três para cadastro);
- Peritos: 74 vagas (56 imediatas e 18 para cadastro);
- Agente de necrotomia: 26 vagas (19 imediatas, 6 cadastro e 1 PcD);
- Papiloscopista: 13 vagas (9 imediatas, 3 cadastro e 1 PcD);
- Escrivão: 210 vagas (153 imediatas, 48 cadastro e 9 PcD);
- Agente de polícia: 49 vagas (35 imediatas, 11 cadastro e 3 PcD).
O certame foi composto pelas seguintes etapas avaliativas: provas objetiva e discursiva, exames médico e psicológico, teste de aptidão física e avaliação de títulos.