Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso PGE-RJ (Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro). O próximo certame do órgão conta com dois novos cargos. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, o próximo certame do órgão irá contar com dois novos cargos, sendo eles: analista contábil e analista de sistemas.
O concurso conta com uma nova distribuição de vagas:
- técnico processual – 02 vagas;
- analista contábil – 02 vagas;
- analista de sistemas – 02 vagas; e
- analista processual – 06 vagas.
Último Concurso PGE-RJ
O último concurso da área de apoio da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, ocorreu no ano de 2009. Na época o certame foi organizado pela FCC (Fundação Carlos Chagas) e oferecer 129 vagas para candidatos de níveis médio (Técnico Assistente de Procuradoria – atual Técnico Processual) e superior (Técnico Superior de Procuradoria).
As provas objetivas para os candidatos de nível médio contaram com 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Básicos (Português e Informática) e 30 de Conhecimentos Específicos (Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual).
Já para os candidatos de nível superior, as provas contaram com 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Português e 45 de Conhecimentos Específicos (Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual).
Edital Concurso PGE RJ
Foi autorizado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a realização do Concurso PGE-RJ para a área de apoio.
De acordo com o procurador-geral do Estado, Bruno Teixeira Dubeux, o Edital do certame deve ser publicado até o mês de dezembro deste ano, com as provas sendo aplicadas no primeiro trimestre de 2022.
PGE RJ
A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) é o órgão responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Estado do Rio de Janeiro. Supervisiona os serviços jurídicos das administrações direta e indireta, atua no controle interno da legalidade dos atos da Administração Pública e defende judicial e extrajudicialmente os interesses legítimos do Estado.
Suas principais atribuições estão previstas no artigo 132 da Constituição Federal e no artigo 176 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, destacando-se aquela em que se estabelece, entre suas funções, a de órgão central do Sistema Jurídico Estadual.