O governador do estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou na manhã do dia 18 de novembro de 2020, que o próximo Concurso PM-CE (Polícia Militar do Ceará) está confirmado! Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
De acordo com Camilo Santana, serão oferecidas 2.200 vagas ao todo, sendo 2.000 para Soldados (nível Médio) e 200 vagas para Oficiais (nível Superior). Ainda segundo Camilo, o objetivo é realizar o certame em duas etapas, ocorrendo em 2021 e 2022, para que os efetivos possam ser repostos e renovados.
Os candidatos ao cargo de Soldado que forem aprovados, contarão com uma remuneração inicial de R$ 3.134,58.
Quem pode fazer o concurso PM-CE?
Para participar deste concurso e concorrer a uma das futuras vagas para Soldado o candidato deverá possuir:
- alguma instituição credenciada pelo MEC;
- Idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos de idade no primeiro dia de inscrição do concurso;
- Ser brasileiro;
- Estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com as obrigações militares (se do sexo masculino) e estar quite com as obrigações eleitorais;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- Não ter sido dispensado do serviço militar por incapacidade definitiva;
- Possuir boa reputação social, não estar respondendo a processo criminal, nem indiciado em inquérito policial;
- Possuir carteira nacional de habilitação classificada, no mínimo, na categoria “B”;
- Não ser, nem ter sido, condenado judicialmente por prática criminosa;
- Não ter sido licenciado de Corporação Militar ou das Forças Armadas por comportamento inferior ao “bom”;
- Não ter sido demitido, excluído ou licenciado por indisciplina de Corporação Militar ou das Forças Armadas;
- Ter a estatura mínima de 1,62m, se for do sexo masculino, e 1,57m, se candidata do sexo feminino;
- Não estar grávida por ocasião da realização do Curso de Formação Profissional (candidatas do sexo feminino).
Último concurso PC-CE
O último concurso ocorreu no ano de 2016 e contou com nada menos que 4.200 vagas para o cargo de Soldado, além de formação para cadastro reserva.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas; inspeção de saúde (exame médico, biométrico, odontológico, toxicológico); avaliação psicológica; avaliação de capacidade física; investigação social e curso de formação.
As provas objetivas foram compostas por 120 questões versando sobre questões de Língua Portuguesa; Atualidades; Matemática; Raciocínio Lógico; Informática e Conhecimentos Específicos.
O que faz um Soldado da PM CE?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
- Descrição Sumária das Atribuições do Cargo: Executar o policiamento ostensivo, fardado, planejado pelas autoridades policiais competentes, com observância dos princípios da legalidade, hierarquia e disciplina, a fim de assegurar o cumprimento da lei, o respeito à cidadania, a manutenção da ordem pública, em todas as suas modalidades, para inibir os atos atentatórios contra pessoas, bens e meio ambiente, e assegurar o exercício dos poderes constituídos, atuando conforme as missões institucionais previstas nas Constituições Federal e Estadual, no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.729/2006 e suas alterações), no Código Disciplinar dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.407/2003) e nas demais normas legais e regulamentares aplicáveis aos policiais militares do Ceará, notadamente as editadas pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social e/ou pelo Coronel Comandante-Geral da Corporação, dentro de suas respectivas competências.
- Condições Gerais de Exercício do Cargo: Trabalhar tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, com sol ou chuva, a pé, montado, embarcado ou em veículos (bicicletas, carros, motos, etc.), em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos), em datas de feriados e finais de semana, além de atuar em condições de pressão e de risco, com possibilidade de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho. A jornada é em regime de dedicação exclusiva, submetida à sistemática de expedientes e de plantões diurnos e noturnos, de longa duração, enquanto necessário for para finalizar o serviço policial.
- Regime de Trabalho: o regime de trabalho é de dedicação integral e exclusiva, incompatível com o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada e pela permanente expectativa de convocação em situações excepcionais e emergenciais.
Conteúdo Programático Edital 2016
CONHECIMENTOS BÁSICOS
- Língua portuguesa: Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Divisão silábica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.
- Atualidades: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas.
- Matemática: Números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas. Percentagens. Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. Juros simples e compostos: capitalização e descontos.
- Raciocínio lógico: sequências (com números, com figuras e de palavras), proposições, conectivos, argumentos válidos, equivalência e implicação lógica.
- Informática: Conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de Hardware (Placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores. Ambientes operacionais: Utilização dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e LibreOffice Writer). Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel e LibreOffice Calc). Utilização do Microsoft PowerPoint. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, Mecanismos de busca na Web, Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. Segurança na Internet, Vírus de computadores, Spyware, Malware, Phishing. Transferência de arquivos pela internet.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Conhecimentos específicos: Legislação: Estatuto dos Militares do Estado do Ceará (Lei Estadual n° 13.729/2006, e suas alterações até a data de publicação do Edital). Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará (Lei 13.407/2003 e suas alterações até a data de publicação do Edital). Lei Complementar Estadual nº 98/2011 e suas alterações até a data de publicação do Edital. Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Dos Direitos e Garantias Fundamentais e Artigo 144 – Da Segurança Pública.
Para mais informações referentes ao Concurso PM-CE, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.
Estude com as Apostilas PM-CE e parcele SEM JUROS