Atenção! O concurso PM-DF está autorizado e deve ser lançado com nada menos que 2.100 vagas para a carreira de Soldado. Se interessou pelo certame? Então confira mais detalhes!
A portaria de autorização, assinada pelo secretário da Economia, José Itamar Feitosa, foi publicada nesta quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022.
De acordo com o aval publicado, o concurso da Polícia Militar do Distrito Federal contará com 2.100 vagas para o cargo de Soldado. A publicação indica, ainda, que o edital está iminente.
As convocações, conforme previsto pela portaria, devem ser iniciadas somente a partir de setembro de 2023. A expectativa é de que o concurso forme uma comissão organizadora e contrate uma banca muito em breve.
Isso porque somente após a definição da banca organizadora é que o edital poderá ser lançado e uma nova seleção de Soldados já é esperada há algum tempo, á que a corporação necessita repor as vacâncias em sua estrutura.
O que é necessário para ser soldado PM-DF?
Para se tornar um Soldado da Polícia Militar do Distrito Federal, é necessário apresentar diploma de formação superior em qualquer área de graduação.
Além disso, os candidatos precisam ter entre 18 e 30 anos, bem como serem habilitados para dirigir na categoria B da CNH. Por fim, a altura mínima exigida para os homens é de 1m65, enquanto que para as mulheres, esse mínimo é de 1m60.
Concurso PM-DF para Oficiais autorizado
Além do concurso para Soldados já ter seu aval, a seleção que pretende contratar Oficiais também já foi autorizada. Vale destacar que, em menos de 15 dias, foram dois concursos PM do Distrito Federal a serem autorizados.
Isso porque o aval para o edital de Oficias de Saúde havia saído no final do mês de janeiro.
Conforme indica o documento, foram liberadas 46 vagas para Oficiais de Saúde e a publicação está prevista para acontecer ainda em 2022. Por fim, a previsão é de que as convocações dos aprovados sejam iniciadas a partir de janeiro de 2023.
Último concurso PM-DF
A última seleção da PM DF aconteceu em 2018, quando ofertou 2 mil vagas e recebeu mais de 50 mil inscrições.
Todas as duas mil oportunidades foram direcionadas para a carreira de Soldado. No entanto, também foram contempladas vagas para Músicos, sendo 18 para especialista em corneta e seis para clarineta, saxofone, trompa, trompete e trombone tenor/baixo.
O salário inicial foi de R$ 6.095,41 para Soldados, enquanto que para os Músicos, os vencimentos foram de R$ 4.119,22.
Por fim, os candidatos realizaram sete etapas de avaliação:
- Prova Objetiva;
- Redação;
- Avaliação Física;
- Exames Biométricos e Avaliação Médica;
- Sindicância de Vida Pregressa;
- Avaliação Psicológica; e
- Curso de Formação.