No último dia 16, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou a realização do concurso PM DF (Polícia Militar do Distrito Federal). Segundo informações do governador, o edital da nova seleção está previsto para ser publicado após a chamada dos aprovados no último concurso.
Prepare-se para Concurso
“Assim que encerrarmos os chamamentos, faremos novos concursos para restabelecermos o quadro das forças de segurança. A partir do momento que chamarmos a última turma, o concurso será aberto imediatamente”, ressaltou Ibaneis.
Corporação tem apresentado déficit de servidores por conta de aposentadorias
Ainda segundo Ibaneis Rocha, a Polícia Militar tem agora a necessidade constante de concursos para manter seu quadro de servidores conforme o esperado, já que com a Reforma da Previdência muitos servidores estão se aposentando e deixando cargos vagos na PM.
“O que eu poderia fazer ao longo de três anos eu fiz. Temos trabalhado com a academia lotada, mas tivemos muitas aposentadorias. Precisamos ter um cuidado muito grande para colocarmos profissionais nos cursos de formação”, afirmou o governador.
Vale lembrar que, atualmente, a PM DF conta com 10.080 Policiais Militares em atividade, sendo 9.135 Praças e 945 Oficiais. Com a Reforma da Previdência, a estimativa é de que 296 servidores se aposentem, o que trará um déficit de 9 mil policiais à corporação.
Como foi o último concurso PM DF?
A PM DF realizou seu último certame em 2018, na ocasião foram oferecidas 2 mil vagas para o cargo de Soldado, onde o candidato deveria possuir nível superior completo. O concurso também ofertou 18 vagas para Músico, com especialidade em corneta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e trombone.
O candidato ao concurso deveria ter também idade máxima de 30 anos e apresentar CNH na categoria B.
Na época, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, redação, avaliação física, exames biométricos, avaliação médica, sindicância de vida pregressa e avaliação psicológica.