O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado voltou a falar sobre a necessidade de editais do Concurso PM-GO (Polícia Militar de Goiás). Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Um novo edital do concurso da Polícia Militar de Goiás, já foi solicitado, mas ainda não há previsão para ser publicado. Sendo assim, o governador do estado goiano, Ronaldo Caiado reconhece a necessidade da publicação do documento.
“Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente”, citou o governador.
Além disso, em anúncio feito nas redes sociais, o governador divulgou a que mais de 3,1 mil praças da Polícia Militar serão promovidos. A novidade foi ratificada pela Secretaria de Segurança e Governo do Estado de Goiás.
“Nós estamos com o número de 3.130 praças promovidos. Primeira vez que nós estamos preenchendo todas as vagas”, disse Caiado.
Autorização do Concurso PM GO
No mês de junho desse ano, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, através de uma entrevista, disse que acredita na possibilidade de o Concurso PM-GO ser autorizado em breve.
Está tramitando um pedido de realização do Concurso da Polícia Militar de Goiás desde 2019, o certame depende do aval do Governo do estado para ocorrer.
A comandante de Gestão e Finanças da instituição, Vera Lúcia Vieira da Cunha Montagnini, emitiu parecer favorável à realização de um novo certame, sugerindo um edital com oferta de 2 mil vagas, sendo 1.900 para o cargo de soldado (praça) e 100 oportunidades para oficial (cadete).
A legislação estadual estabelece o número de 30.741 PMs nos quadros da corporação, porém, o déficit atualmente chega a 18.741 vagas desocupadas.
O deputado estadual Delegado Humberto Teófilo divulgou os dados, e tem destacado a necessidade de concursos públicos na área de Segurança de Goiás. Humberto afirmou através de suas redes sociais que vai lutar para que os editais saiam ainda em 2021.
“Estamos lutando para ter concurso esse ano. Até porque a situação atual pode gerar até um crime de responsabilidade”, disse se referindo ao déficit grandioso na área.
Concurso PM-GO: detalhes
O certame que já é aguardado desde 2017 pelos concurseiros, tem a expectativa de ofertar 2 mil vagas para candidatos de nível superior. Sendo 1.900 oportunidades para Soldado e 100 para Cadetes.
Quem pode fazer o concurso PM-GO?
Podem participar deste certame homens e mulheres que atendam aos seguintes requisitos:
Cargo de Soldado
- Possuir ensino superior em qualquer área de formação.
- Ter entre 18 e 30 anos de idade;
- Ter altura mínima de 1,60m mulher e 1,65m homem.
- A remuneração inicial era de R$ 1.500,00.
Cargo Cadete
- Ter bacharelado em direto;
- Ter entre 18 anos e 29 anos na data de matrícula no curso.
- A remuneração inicial era de R$ 5.401,43.
Último concurso PM-GO
O último concurso realizado pela PM-GO foi em 2017 contou com 2.500 vagas para Soldado e Cadete. Ao todo foram registrados mais de 41 mil inscritos.
As etapas do certame foram:
- provas objetiva e discursiva;
- teste de capacidade física;
- avaliação médica e psicológica;
- avaliação da vida pregressa e investigação social.