O Edital do Concurso PM-PI (Polícia Militar do Piauí) pode ser publicado ainda em 2020. A expectativa da corporação é de que documento seja divulgado nos próximos dias. Confira os detalhes.
Com a banca organizadora já definida (NUCEPE) a previsão é que o Edital seja publicado em breve.
“Por enquanto, sim”, relatou a corporação sobre a previsão de edital ainda em 2020.
Porém, para que isso ocorra o documento precisa ser publicado até o dia 30 de dezembro, antes do recesso para as festas de fim de ano.
Apesar de manter a previsão dada pelo comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, a corporação ainda não tem uma data definida para essa divulgação. Dessa maneira, o edital pode ser publicado ainda em 2020, como pode ficar para o início de 2021.
Concurso PM-PI
Em anunciou feito nesta segunda-feira, dia 14, no Salão Azul do Palácio de Karnak, em Teresina/PI, Wellington Dias, autorizou 690 vagas no total, sendo 650 para ingresso no curso de formação de Soldados e 40 oportunidades para Oficiais.
“Em conversa com o governador, nós adotamos dois critérios. O primeiro deles é que nenhum município do Piauí terá menos de seis policiais em atividade. Para cada grupo de mil habitantes, pelo menos um policial militar”, disse o coronel Lindomar Castilho.
O comandante ainda afirmou que espera publicar o edital em 2020, através do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), o organizador.
O governador Wellington Dias adiantou que haverá uma reserva técnica, para que mais candidatos sejam aprovados ao longo das etapas de seleção.
“Aqui são 650 vagas para Soldados e 40 para Oficiais e, com isso, a gente sempre coloca uma linha de reserva, para também garantir um excedente, uma reserva estratégica”, disse o governador.
Processo Seletivo PM-PI
O certame que teve seu Edital divulgado em março, foi suspenso por conta da pandemia de Covid-19. O Concurso oferecia 100 vagas para candidatos com Ensino Fundamental completo, que foram distribuídas por diversos municípios do estado do Piauí. Sendo eles:
Assim que admitido o profissional fará jus ao recebimento de auxílio mensal correspondente a um salário mínimo, denominado “Serviço Auxiliar Voluntário” de natureza jurídica indenizatória, destinado ao custeio das despesas necessárias à execução dos serviços a que se refere este Edital, bem como os benefícios estabelecidos pela Lei nº 5.301, de 25/06/2003. 2.3.
A prestação voluntária dos serviços não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Etapas do Processo Seletivo PM-PI
O certame será composto por cinco etapas. São elas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
- Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- Investigação Social, de caráter habilitatório; e
- Curso de Treinamento.
A Prova Objetiva estava prevista para ser realizada no dia 26 de abril de 2020. O exame contará com 40 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas serão:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Matemática – 10 questões;
- Noções de Informática – 10 questões;
- Legislação da PMPI – 10 questões.
Será considerado classificado para a 2ª Etapa, apenas o candidato que obtiver a pontuação mínima de 60% (sessenta por cento) do total de questões da Prova Objetiva e não obtiver pontuação zero em nenhuma das matérias.
Para mais informações referentes ao Concurso PM-PI, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.