Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso PM-PI (Polícia Militar do Piauí). O certame que irá ofertar 690 vagas, deve contar com um novo limite de idade pra ingresso nos cursos de formação. Confira.
Foi sancionada a Lei 7.427 de 28 de dezembro que altera o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí e muda o limite de idade para ingresso na corporação, passando para 35 anos.
O comandante da PM PI, coronel Lindomar Castilho, no mês de novembro de 2020 havia adiantado a possibilidade de alteração na idade limite para ingresso na corporação.
“Se a Assembleia Legislativa aprovar a proposta, vai passar para 35 o ingresso do policial militar”, disse na ocasião.
Sendo assim, o novo Edital deve vir com essa alteração.
Concurso PM-PI
Em anunciou feito no dia 14 de dezembro, no Salão Azul do Palácio de Karnak, em Teresina/PI, Wellington Dias, autorizou 690 vagas no total, sendo 650 para ingresso no curso de formação de Soldados e 40 oportunidades para Oficiais.
“Em conversa com o governador, nós adotamos dois critérios. O primeiro deles é que nenhum município do Piauí terá menos de seis policiais em atividade. Para cada grupo de mil habitantes, pelo menos um policial militar”, disse o coronel Lindomar Castilho.
O comandante ainda afirmou que espera publicar o edital em 2020, através do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), o organizador.
O governador Wellington Dias adiantou que haverá uma reserva técnica, para que mais candidatos sejam aprovados ao longo das etapas de seleção.
“Aqui são 650 vagas para Soldados e 40 para Oficiais e, com isso, a gente sempre coloca uma linha de reserva, para também garantir um excedente, uma reserva estratégica”, disse o governador.
Processo Seletivo PM-PI
O certame que teve seu Edital divulgado em março, foi suspenso por conta da pandemia de Covid-19. O Concurso oferecia 100 vagas para candidatos com Ensino Fundamental completo, que foram distribuídas por diversos municípios do estado do Piauí. Sendo eles:
Assim que admitido o profissional contou com recebimento de auxílio mensal correspondente a um salário mínimo, denominado “Serviço Auxiliar Voluntário” de natureza jurídica indenizatória, destinado ao custeio das despesas necessárias à execução dos serviços, além de outros benefícios.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Etapas do Processo Seletivo PM-PI
O certame será composto por cinco etapas. São elas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório;
- Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- Investigação Social, de caráter habilitatório; e
- Curso de Treinamento.
Para mais informações referentes ao Concurso PM-PI, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.