O governo do Piauí decretou situação emergência no Concurso PM-PI (Polícia Militar do Piauí). Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
Alguns dias após a banca organizadora Nucepe, suspender as provas do concurso de soldados da Polícia Militar do Piauí, que estavam marcadas para o dia 05 de dezembro, o governador do Piauí, Wellington Dias, decretou situação de emergência administrativa na realização do certame.
De acordo com o Decreto nº 20.316, medidas administrativas devem ser tomadas para a retomada da seleção.
O governador afirmou no decreto que a quantidade de candidatos inscritos foi maior que as projeções realizadas pela Nucepe, o que demanda a contratação de mais bens e serviços do que estava sendo planejado.
A situação de emergência na realização tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Concurso PM PI: detalhes
São ofertadas 1.000 vagas para ingresso no curso de formação de Soldados.
- Soldado (nível médio): 1.000 vagas, sendo 10% para candidatas do sexo feminino
O certame será composto pelas seguintes etapas:
- Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Objetiva e Dissertativa;
- Segunda Etapa, de caráter eliminatório, constará de Exame de Saúde (médico e odontológico);
- Terceira Etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o Exame de Aptidão Física e constará de testes atléticos inerentes ao cargo;
- Quarta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de Avaliação Psicológica, na qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas;
- Quinta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato.
O que faz um Soldado da PM PI?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
executar diretamente as atividades operacionais de polícia ostensiva, ou seja, o policiamento ostensivo fardado para a preservação da ordem pública, através do emprego preventivo e/ou repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e/ou privados contra qualquer ato delituoso, bem como atribuições e deveres previstos em leis, regulamentos e demais instruções pertinentes.