Atenção concurseiros que se preparam a realização do Concurso PM-PI (Polícia Militar do Piauí). Novo cronograma traz provas em janeiro de 2022. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
Após a banca organizadora Nucepe, suspender as provas do concurso de soldados da Polícia Militar do Piauí, que estavam marcadas para o dia 05 de dezembro, por conta do volume excessivo de inscritos, um novo cronograma foi apresentado.
As provas do certame serão aplicadas no dia 30 de janeiro de 2022.
Situação de emergência
O governador afirmou no decreto que a quantidade de candidatos inscritos foi maior que as projeções realizadas pela Nucepe, o que demanda a contratação de mais bens e serviços do que estava sendo planejado.
A situação de emergência na realização tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Concurso PM PI: detalhes
São ofertadas 1.000 vagas para ingresso no curso de formação de Soldados.
- Soldado (nível médio): 1.000 vagas, sendo 10% para candidatas do sexo feminino
O certame será composto pelas seguintes etapas:
- Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Objetiva e Dissertativa;
- Segunda Etapa, de caráter eliminatório, constará de Exame de Saúde (médico e odontológico);
- Terceira Etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o Exame de Aptidão Física e constará de testes atléticos inerentes ao cargo;
- Quarta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de Avaliação Psicológica, na qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas;
- Quinta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato.
O que faz um Soldado da PM PI?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
executar diretamente as atividades operacionais de polícia ostensiva, ou seja, o policiamento ostensivo fardado para a preservação da ordem pública, através do emprego preventivo e/ou repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e/ou privados contra qualquer ato delituoso, bem como atribuições e deveres previstos em leis, regulamentos e demais instruções pertinentes.