Atenção, concurseiros! Recentemente uma mudança foi feita para os editais do concurso PMERJ: agora, a cobrança de algumas Leis nas provas será obrigatória. Saiba mais!
Prepare-se para Concurso
A mudança foi feita por meio da promulgação de uma lei, de nº. 9.614, que torna obrigatória a cobrança das leis Maria da Penha, Estatuto do Idoso e, por fim, do Estatuto da Inclusão da Pessoa com Deficiência nos conteúdos programáticos da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
De acordo com o documento divulgado, essa nova lei passa a valer a partir da data de sua promulgação, ou seja, ela já está em validade. Em outras palavras, o próximo concurso PMERJ, previsto para acontecer em 2022, já cobrará esses conteúdos dos candidatos.
Concurso PMERJ terá edital em 2022?
De acordo com informações de dentro da própria PM do Rio de Janeiro, podemos esperar um novo edital ainda para 2022, no segundo semestre. Conforme as informações divulgadas, a seleção será para Soldados.
Apesar da boa notícia, ainda não existe um cronograma montado, o que significa que não podemos informar quando o documento de abertura sairá ou quando as provas acontecerão. A expectativa, no entanto, é que as provas aconteçam em outubro para que as convocações para o Curso de Formação aconteçam em 2023.
Vale mencionar, por fim, que o último concurso da PM-RJ aconteceu em 2014 e contou com a oferta de 6 mil vagas para Soldados. Na época, os candidatos foram avaliados por meio de:
- Exame intelectual – Prova objetiva e Redação
- Avaliação Psicológica
- Exame Antropométrico
- Teste de Aptidão Física
- Exame Toxicológico
- Exames Médicos
- Investigação Social e Documental
Concurso PM-RJ: Edital para temporários
O concurso da PM do Rio de Janeiro oferta nada menos que 834 vagas temporárias para cargos de nível médio e superior.
O certame será direcionado para convocação e incorporação ao Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde (SMTVS). Os aprovados no processo seletivo terão contratos de 12 meses e aqueles que tiverem um bom aproveitamento do tempo de serviço, poderão solicitar a extensão do contrato por mais 12 meses.
No entanto, a prorrogação do contrato depende do interesse da Administração Policial Militar, que decidirá motivadamente sobre a concessão ou não do pedido do militar temporário.
Para o nível médio, portanto, as oportunidades são para a carreira de Auxiliar em Saúde Bucal (100 vagas), além de para Técnico em:
- Enfermagem (220 vagas);
- Instrumentação cirúrgica (30);
- Farmácia (23);
- Veterinária (5);
- Laboratório (15);
- Anatomia patológica/histotécnico (2);
- Anatomia patológica/citotécnico (2);
- Radiologia (11);
- Nutrição (5);
- Saúde bucal (100).
Enquanto isso, para o nível superior, as oportunidades foram distribuídas para carreiras como de Médico (208), Médico Veterinário (6), Psicólogo (26) e Farmacêuticos (10). Ademais, existem vagas para Fisioterapeutas (12), Nutricionista (12), Fonoaudiólogo (3), Assistente Social (7), Enfermeiros (60) e Dentistas (77).
As carreiras de nível médio e de nível técnico apresentam remuneração inicial de R$ 5.692,56, enquanto as de nível superior apresentam salários de R$ 10.854,74.
Como serão as provas?
Os candidatos ao certame da PMERJ não passarão por provas escritas como forma de avaliação. Ao invés disso, a seleção será constituída, portanto, pelas seguintes etapas:
- Entrega de Documentos;
- Validação Documental;
- Avaliação Curricular;
- Inspeção de Saúde e Avaliação Psicológica;
- Convocação para Entrega de Documentos Originais; e, por fim,
- Habilitação à Incorporação.
Ou seja, a forma para entrar na PMERJ será através de uma análise curricular. Os documentos, por fim, devem ser enviados entre os dias 25 de abril e 13 de maio.
Vale mencionar, por fim, que as inscrições para este certame foram fechadas recentemente.