Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso PF (Polícia Federal). A corporação informou que cinco bancas estão disputando a organização do certame.
Prepare-se para Concurso
As empresas que enviaram as propostas foram:
- Cebraspe;
- IADES;
- IBFC;
- Instituto AOCP;
- FGV (Fundação Getúlio Vargas).
As cinco bancas organizadoras passam por uma análise técnica de validação de documentos e propostas de preço. Em seguida, o nome da instituição escolhida será anunciado em divulgação no Diário Oficial da União.
O Edital tem previsão de ser publicado no mês de janeiro de 2021, com isso, crescem as expectativas de que a banca organizadora seja escolhida o mais rápido possível.
A banca organizadora mais especulada é o Cebraspe, inclusive sendo a preferência de vários candidatos. Porém, até então, não há nenhuma confirmação oficial, embora a instituição seja sempre a mais cotada e possivelmente está entre as procuradas pela Polícia Federal.
E não é somente os candidatos que enxergam o Cebraspe como favorita neste processo licitatório. O presidente da FENAPEF (Federação Nacional dos Policiais Federais), Luís Boudens, também compartilha dessa mesma visão.
Recentemente, Luís Boudens comentou, que é bem provável que a banca organizadora seja uma das preferidas e procuradas pela corporação, tendo em vista o seu histórico.
“É bem provável pelo histórico, pela capacidade deles, pela prontidão, é bem provável. Aliás, sempre busca o candidato mais forte pelo nível de organização deles pela qualidade das provas também”, informou Luís Boudens.
Aumento no número de vagas
O diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre, confirmou na manhã do dia 14 de dezembro de 2020, durante discurso na cerimônia de encerramento do Curso de Formação Profissional de novos peritos e delegados, que o próximo certame da corporação irá realizar chamada de 2 mil vagas que será a soma das 1.500 autorizadas com 500 remanescentes, sendo:
- primeira turma em 2021
- segunda turma com os remanescentes em 2022
Concurso Polícia Federal
No dia 09 de dezembro, o certame que irá ofertar 1.500 vagas para candidatos de nível Superior foi autorizado.
As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:
- Delegado (123);
- Escrivão (400);
- Papiloscopista (84); e
- Agente (893).
Último Concurso Polícia Federal
O último certame da corporação ocorreu em 2018. Na época foram ofertadas 500 vagas imediatas para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado, Perito e Papiloscopista. As etapas do concurso foram as seguintes:
Primeira etapa
- Prova objetiva
- prova discursiva
- exame de aptidão física
- prova oral, somente para o cargo de Delegado de Polícia Prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão
- Avaliação médica
- Avaliação psicológica
- Avaliação de títulos, somente para as ocupações de Delegado e Perito Criminal
Segunda etapa
- Curso de Formação Profissional de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, a ser realizado no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer unidade da Federação.
Confira a página do certame clicando neste link -> Concurso Polícia Federal.
Para mais informações referentes ao Concurso Polícia Federal, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.
Estude com as Apostilas PF Polícia Federal e parcel SEM JUROS