O Concurso PF (Polícia Federal) está cada vez mais próximo de ter seu Edital publicado. Com isso, a diretora da gestão Pessoal da PF, delegada Cecília Silva Franco, deu alguns detalhes de um dos certames mais aguardados do ano.
Prepare-se para Concurso
A diretora da gestão Pessoal da PF, delegada Cecília Silva Franco falou sobre o cronograma do novo concurso da Polícia Federal, dando algumas informações importantes referentes ao certame.
Ainda não há uma data para a aplicação das provas, mas Cecília afirmou que os exames devem ser realizados em março.
“Se tudo correr como esperamos, está mais para março”.
Com isso, é bem provável que as provas sejam aplicadas no dia 21 de março de 2021, até porque, no dia 28 de março está descartada por já estar ocupada pelas avaliações do concurso PRF .
A diretora também comentou sobre a chamada dos candidatos excedentes, que segundo ela, será de 500 aprovados além das 1.500 vagas de caráter imediatas. Inclusive, já existe a distribuição desses 500 excedentes pelos cargos.
“Chegaríamos em números totais de 174 delegados, 533 escrivães, 1.191 agentes e 112 papiloscopistas. Mas a gente precisa realmente aguardar a relação de aprovados para saber em quais cargos teremos o quantitativo de aprovados ao final da primeira etapa do concurso”, disse Cecília Silva Franco.
Lotação na Região Norte e nas fronteiras
A dúvida de vários candidatos referentes ao local de lotação, também foi algo abordado nas falas de Cecília. Segundo a diretora de Gestão de Pessoal, a Região Norte terá vagas para todas as unidades. As fronteiras também serão destino dos novos policiais federais.
“Todas as unidades da Região Norte devem realmente ser contempladas com vagas. Fora essa região, há uma faixa de fronteira com grande necessidade no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná, especialmente Foz do Iguaçu e Guaíra.”
Os melhores classificados no Curso de Formação Profissional poderão escolher a lotação.
“O somatório de notas dá uma média e ao final há uma classificação final do desempenho no curso de formação. E aí haverá uma lista de vagas e os candidatos escolhem seguindo a lista de classificação”, confirmou a diretora.
Concurso Polícia Federal
No dia 09 de dezembro, o certame que irá ofertar 1.500 vagas para candidatos de nível Superior foi autorizado.
As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:
- Delegado (123);
- Escrivão (400);
- Papiloscopista (84); e
- Agente (893).
Último Concurso Polícia Federal
O último certame da corporação ocorreu em 2018. Na época foram ofertadas 500 vagas imediatas para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado, Perito e Papiloscopista. As etapas do concurso foram as seguintes:
Primeira etapa
- Prova objetiva
- prova discursiva
- exame de aptidão física
- prova oral, somente para o cargo de Delegado de Polícia Prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão
- Avaliação médica
- Avaliação psicológica
- Avaliação de títulos, somente para as ocupações de Delegado e Perito Criminal
Segunda etapa
- Curso de Formação Profissional de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, a ser realizado no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer unidade da Federação.
Confira a página do certame clicando neste link -> Concurso Polícia Federal.
Para mais informações referentes ao Concurso Polícia Federal, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.
Estude com as Apostilas PF Polícia Federal e parcel SEM JUROS