Atenção concurseiros que se interessam em realizar o Concurso Polícia Penal de Minas Gerais. A banca organizadora do certame foi definida. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
O Instituto AOCP foi o escolhido para organizar o Curso de Formação do Concurso da Polícia Penal de Minas Gerais, porém, ainda não foi definida a banca organizadora responsável pelas inscrições, provas objetivas, teste físico e demais etapas, mas tudo indica que a Selecon será a contemplada por ter feito a melhor proposta.
- Adquira: Apostila Polícia Penal-MG
A comissão irá analisar documentação de ambas as organizadoras, que deverão enviar proposta adequada ao último lance ofertado, e caso haja irregularidades poderão ser desclassificadas e as demais instituições voltam à disputa.
- Provas objetivas, teste físico e demais fases: Selecon
- Curso de Formação: Instituto AOCP
As bancas que estavam na disputa, juntamente com o Instituto AOCP, anunciaram durante a realização do pregão que entrarão com recurso e contestação à escolha da banca, tendo em vista que, segundo elas, houve falhas durante o envio dos lances.
O pregão será retomado no dia 11 de junho de 2021, às 15 horas.
Concurso Polícia Penal-MG: detalhes
Como a maioria dos candidatos já sabem, o concurso irá ofertar 2.420 vagas ao todo, e desse total, 242 oportunidades serão para pessoas com deficiência. Haverá ainda uma divisão entre homens e mulheres.
O certame será geral, ou seja, as vagas serão distribuídas exclusivamente por quadro setorial e as nomeações ocorrerão à critério da Administração Pública, podendo o aprovado ser nomeado para qualquer uma das unidades prisionais do estado.
Como serão as provas do Concurso Polícia Penal MG?
O projeto básico do certame foi divulgado no dia 13 de maio. O documento conta com os detalhes das etapas avaliativas do concurso.
O certame será composto pelas seguintes etapas:
- Prova objetiva e Redação;
- Prova de aptidão psicológica e psicotécnica;
- Exames médicos;
- Prova de condicionamento físico;
- Comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social);
- Curso de formação técnico-profissional.
A prova objetiva contará com 60 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versarão as provas serão:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Informática Base – 5 questões;
- Noções de Direito – 10 questões;
- Direitos Humanos – 10 questões;
- Legislação Especial – 20 questões;
- Raciocínio Lógico – 5 questões.
Será classificado quem conseguir o mínimo de 60% do total de pontos atribuídos na prova objetiva e mínimo de 40% em cada disciplina. Já a redação será sobre tema fornecido no momento da aplicação, com 20 a 30 linhas.
Concurso Polícia Penal – MG: cargos e vagas
Durante o ano de 2020 o certame já foi anunciado e retificado, sendo a última dela realizada no mês de outubro, onde o general Mario Araújo firmou compromisso com a sua realização.
A previsão é que sejam ofertadas 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário), além de outras 600 oportunidades para os cargos de Assistente Executivo de Defesa Nacional e Agente Socioeducativo.
A quantidade, porém, não está confirmada e poderá sofrer alterações quando da abertura do Concurso público. Confira a disposição das vagas autorizadas:
- Agente Penitenciário – 2.420 vagas
- Agente Socioeducativo – 270 vagas
- Assistente Executivo de Defesa Nacional – 427 vagas
- Adquira: Apostila Polícia Penal-MG
Para mais informações referentes ao Concurso Polícia Penal – MG, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.