O Edital do Concurso Polícia Penal de Minas Gerais, que oferece 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal, teve sua primeira retificação. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
Publicado no dia 18 de agosto de 2021, o Edital do Concurso Polícia Penal de Minas Gerais informava que para ingressar ao cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário) o candidato tinha que ter como requisito básico a conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio ou formação de nível superior.
No entanto, o Governo de Minas Gerais retificou esse requisito e deixou apenas: conclusão do ensino médio. Isso significa que o ensino médio é o requisito básico. O que não impossibilita que pessoas que tenham nível superior ou profissionalizante também possam se inscrever.
Concurso Polícia Penal – MG: detalhes
São ofertadas 2.420 vagas para candidatos de nível médio, destinadas ao cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário), desse total, 1.944 oportunidades serão para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino.
- Sexo Masculino: 1.944 vagas – 1.750 para ampla concorrência e 194 para pessoas com deficiência;
- Sexo Feminino: 476 vagas – 428 para ampla concorrência e 48 para pessoas com deficiência.
Remuneração do cargo: a remuneração do servidor que ingressar em cargo da carreira de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal – corresponde ao Vencimento Básico, nível inicial da carreira, correspondente a de R$ 4.631,25 (quatro mil, seiscentos e trinta e um reais e vinte e cinco centavos).
O certame será composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva e Redação – caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica – caráter eliminatório;
- Exames Médicos – caráter eliminatório;
- Prova de Condicionamento Físico por Testes específicos – caráter eliminatório;
- Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada – caráter eliminatório;
- Curso de formação técnico-profissional – caráter eliminatório e classificatório.
As provas objetivas e a redação estão previstas para serem aplicadas no dia 16 de janeiro de 2022, tendo duração de no máximo 05 horas, nas seguintes cidades:
Belo Horizonte, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas.