Atenção! O concurso Prefeitura de Maricá – RJ deve ter novo edital publicado em 2022, mais especificamente para contratar servidores para a Companhia de Saneamento (Sanemar) da cidade. Saiba mais!
Prepare-se para Concurso
A informação foi passada pela presidente da autarquia, Rita Rocha, que afirmou:
“Ainda este ano a Sanemar planeja promover novo concurso público para lotação do seu quadro próprio de fiscais, de maneira a estruturar o setor da Companhia, já que a cobertura de saneamento vem crescendo em Maricá”.
Como mencionado por Rocha, o saneamento na cidade de Maricá, município do Rio de Janeiro, vem crescendo muito, o que requer mais funcionários e mais fiscalização. Dessa forma, novas contratações são essenciais.
Apesar da boa notícia, ainda não há mais nenhuma informação sobre o quantitativo de vagas que estará presente no edital. Ou seja, podemos aguardar mais esclarecimentos em breve.
Como foi o último concurso Prefeitura Maricá para a Sanemar?
A última seleção realizada para a Sanemar aconteceu em 2018 e contou com a oferta de vagas para Fiscais de Obras e do Meio Ambiente.
O principal requisito para realizar a investidura no cargo era ter o Ensino Médio, porém foram exigidos, também, diplomas de curso técnico em Edificações ou em Ensino Superior em Engenharia Civil ou Arquitetura.
Naquele ano, a remuneração ofertada era de R$ 2.273,71 para jornada de 40 horas de trabalho por semana. Como forma de avaliação, os candidatos realizaram uma Prova Objetiva, que tinha caráter eliminatório e classificatório.
No total, os concorrentes responderam a 60 questões que versavam sobre:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Raciocínio Lógico e Noções de Informática: 10 questões;
- Conhecimentos Específicos: 30 questões.
Aprovados de 2018 estão em treinamento!
O concurso de Maricá continua válido e, portanto, os aprovados ainda estão sendo convocados. Recentemente, no dia 1º de fevereiro, um grupo de aprovados iniciou um Curso de Treinamento, por exemplo.
Esses convocados atuarão como agentes na área de saneamento. Ou seja, trabalharão dentro da Sanemar a fim de melhor o serviço sanitário de Maricá.
De acordo com o diretor da Companhia e Fiscal de Obras, Bruno Marins, o curso terá uma duração média de 30 dias e abordará questões como legislação urbanística e saneamento básico.
Além disso, os convocados participarão de palestras e farão visitas técnicas às estruturas de saneamento; bem como ao sistema lagunar, à sede do INEA, entre outras atividades.
“Temos uma deficiência com a fiscalização no município e com o crescimento constante da cidade, vimos a necessidade de ter um trabalho mais focado na questão do saneamento”, ressaltou Bruno. “Para acompanhar esse crescimento aumentamos a nossa estrutura e o polo Sanemar vem justamente para isso, para encontrar as soluções que o município precisa para levar saneamento à população e esses fiscais fazem parte dessas soluções”, frisou o diretor da Sanemar.