O Ministério da Economia concedeu autorização à Polícia Rodoviária Federal para realizar a nomeação de 1.448 aprovados no Concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) ocorrido em 2021.
Prepare-se para Concurso
A autorização é para a nomeação de mais 1.448 aprovados no concurso. O aval foi divulgado no Diário Oficial da União da última quarta-feira.
Segundo consta na publicação, o provimento das 1.448 vagas precisará atender:
- à existência de vagas na data da nomeação dos candidatos; e
- à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
Os 1.448 candidatos convocados vão sanar o deficit atual no quadro de servidores da corporação e reforçar o efetivo para as próximas aposentadorias previstas.
Os índices de saídas por aposentadorias para os próximos cinco anos estão muito elevados, de acordo com informações da Diretoria de Gestão de Pessoas. Os números são os apresentados abaixo:
- Ano de 2021: 761 aposentadorias
- Ano de 2022: 13 aposentadorias
- Ano de 2023: 77 aposentadorias
- Ano de 2024: 301 aposentadorias
- Ano de 2025: 308 aposentadorias
- Ano de 2026: 410 aposentadorias
Quais os requisitos para conquistar uma vaga de PRF?
Primeiramente, os candidatos que desejam concorrer a uma vaga de PRF devem ter o nível superior completo. A graduação pode ser em qualquer área de formação, podendo disputar no concurso candidatos de ambos os sexos.
O candidato interessado no certame também precisa estar habilitado com a carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
Outro requisito importante se refere à faixa etária dos candidatos: na data de inscrição no Curso de Formação Profissional, os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos.
A remuneração dos aprovados será equivalente a R$10.357,88, já estando contabilizado nessa quantia o valor do auxílio-alimentação de R$458.