Atenção, concurseiros! O edital do concurso Receita Federal não deve demorar a sair. Isso porque o órgão iniciará o processo de remoção interna, que é um indicativo que um novo concurso se iniciará. Saiba mais detalhes!
De acordo com o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Juliano Brito, que esteve reunido recentemente com o Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita, o processo de remoção será iniciado em breve.
Esse processo acontece, comumente, antes de um órgão iniciar seu concurso público. A remoção interna, portanto, consiste na realocação de cargos dentro da própria instituição para, só então, acontecer a contagem e a definição de cargos que serão ofertados no próximo edital.
Como a Receita Federal está iniciando esse processo, a expectativa quanto a publicação do edital de concurso público só aumenta!
Confira, por fim, mais detalhes sobre a próxima seleção!
Concurso Receita Federal: detalhes sobre a próxima seleção
Ainda não é possível afirmar a quantidade de cargos que estarão em aberto no próximo concurso da Receita Federal. No entanto, o pedido que foi feito, indica o provimento de 699 cargos, todos de nível superior.
A divisão, portanto, seria de 230 oportunidades para Auditor Fiscal e 469 para Analista Tributário. Os salários, por fim, variam entre R$ 12.142,39 e R$ 21,487,09.
Edital do concurso da Receita Federal deve sair até o final do mês!
Conforme informações que circulam na internet, o edital do concurso da Receita Federal deve ter sua autorização até o final de março pelo Ministério da Economia. Sobre esse assunto, o secretário da Receita, Júlio Cesar Vieira Gomes, se encontrou com o ministro Paulo Guedes para esclarecer as tratativas e teve uma resposta bem positiva por parte de Guedes.
Durante a reunião, Guedes comentou sobre o orçamento, principalmente, sobre as verbas para o concurso, que têm sido revistas e que o pedido deve avançar.
Ainda sobre essa questão, o secretário de Gestão de Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani, apontou que é necessário que a Secretaria de Orçamento Federal dê seu aval e que é preciso aguardar o resultado de uma avaliação bimestral de despesas e receitas para a autorização do concurso. Todos esses trâmites, portanto, devem acontecer ainda em março.
Ou seja, o edital pode ter o aval até o final do mês. Apesar da boa notícia, a reunião tratou também sobre as nomeações dos aprovados, que devem ficar somente para 2023. Isso porque 2022 é um ano eleitoral e que, apesar de não ser um impeditivo para a realização do certame, as nomeações devem atrasar por esse motivo.
Como foi a última seleção da Receita?
O último concurso da Receita aconteceu em 2014, quando ofertou 1.206 vagas para a área de Apoio, no cargo de Assistente Técnico-Administrativo do Ministério da Fazenda.
Cerca de 263 mil inscritos disputaram as vagas ofertadas, o que resultou numa concorrência de, aproximadamente, 257 candidatos por vaga. Ou seja, se você se interessa pelo certame, comece já seus estudos, pois a concorrência pode ser grande!