Depois da autorização do tão aguardado edital do concurso Receita Federal, mas uma boa nova foi anunciada, e está relacionada ao prazo entre edital e provas.
Prepare-se para Concurso
Oficialmente, o prazo entre o edital e as provas é de 04 meses, contudo, existe a possibilidade de reduzir este prazo para 02 meses, claro que o aval do governo.
Porém, o aval está contido no próprio documento de autorização, veja:
“Parágrafo único. Fica autorizada a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital de que trata o caput e a realização da primeira prova do certame.”
Concurso Receita Federal: cargos e vagas
De acordo com a autorização serão 699 vagas imediatas distribuídas entre os seguintes cargos:
- Analista Tributário da Receita Federal – 469 vagas
- Auditor Fiscal da Receita Federal – 230 vagas
Vale ressaltar que as carreiras tem ganhos iniciais de R$ 12.142,39 para Analista e de R$ 21.487,09 para Auditor, além é claro de outros benefícios.
Atualmente o órgão encontra-se com grande defasagem no quadro de pessoal, pois há anos não realiza novos certames. Para se ter uma ideia, o último concurso realizado para Analista foi no ano de 2012, enquanto que para Auditor a última seleção ocorreu em 2014.
Dessa maneira, lá se vão 10 anos sem novas seleções. O subsecretário da Receita Federal, Juliano Neves, ainda acrescentou:
“É um quantitativo muito pequeno, mas que serve para nos ajudar a oxigenar as áreas de fronteira onde a Receita atua, que é o foco deste concurso.”
Concurso Receita Federal: provas serão no mesmo dia
Os preparativos para a realização do novo concurso Receita está a todo vapor. De acordo com o subsecretário, Juliano Neves, as provas para ambos os cargos serão aplicadas no mesmo dia.
Com isso será evitado um problema que acabou ocorrendo nas seleções anteriores, ou seja, um mesmo candidato era aprovado para os dois cargos e escolhia um, onde o outro ficava defasado.
Dessa forma, com a aplicação das provas no mesmo dia isso será evitado e a Receita Federal conseguirá preencher todas as vagas autorizadas.
“Teremos que garantir que as provas não caiam durante o período eleitoral, momento em que as escolas estarão reservadas para as eleições. Estamos atuando para realizá-lo [o concurso] o mais rápido possível”, acrescentou Juliano Neves.
As nomeações, de acordo com o subsecretário, ocorrerão provavelmente em meados de 2023, contudo ainda não existe nenhuma data definida.