Um dos grandes certames previstos para ser realizado em 2021, está em processo de definição da banca organizadora. Trata-se do Concurso SEAP-PA (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará). Quatros empresas estão na disputa. Confira!
Quatro empresas apresentaram suas propostas na última terça-feira, dia 22 de dezembro. São elas:
- Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp);
- Centro de Extensão e Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap);
- Instituto AOCP;
- Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
A comissão licitatória já possui os envelopes lacrados com as propostas técnicas e de preço das empresas, assim como os envelopes de habilitação. A presidente da Comissão de Licitação da Seplad, Íris Negrão, explica as próximas fases do processo.
“Na próxima fase, a comissão vai se reunir para analisar os documentos de habilitação apresentados e, assim, julgar os questionamentos apresentados durante a sessão pelos participantes que se habilitaram para a concorrência. Estamos trabalhando com total lisura, para que não aconteçam intercorrências”.
Concurso SEAP PA
A previsão é que sejam ofertadas 1.646 vagas para candidatos de nível Médio, destinadas ao cargo de Agente Penitenciário. A expectativa é de que o Edital seja divulgado no primeiro semestre de 2021.
Segundo a administração do estado, as etapas avaliativas serão aplicadas nas seguintes cidades: Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.
Último Concurso SEAP PA
O último certame da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará ocorreu no ano de 2018, tendo como banca organizadora o Instituto AOCP. Na época foram ofertadas 500 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. As oportunidades foram distribuídas entre homens e mulheres em diversas cidades, da seguinte forma:
Carajás (20 vagas), Xingu (20 vagas), Metropolitana (190 vagas), Baixo Amazonas (30 vagas) e Guamá (240 vagas).
O cargo contou com uma remuneração de R$ 2.435,10.
Provas do Concurso SEAP PA 2018
O certame foi composto por duas fases. Foram elas:
Primeira Fase
- Prova Objetiva;
- Prova discursiva;
- Avaliação Psicológica;
- Exame médico;
- Prova de aptidão física.
Segunda Fase
- Investigação de antecedentes pessoais;
- Curso de Formação Profissional.
Prova Objetiva
A Prova Objetiva foi composta de 50 questões de múltipla escolha. As disciplinas que versaram as provas foram:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Legislação – 10 questões;
- Conhecimentos Específicos – 30 questões.
Prova Discursiva
A Dissertação foi elaborada a partir de um tema proposto, com base em um ou mais textos ou fragmentos de textos. O candidato tinha o objetivo de adotar uma linha de abordagem utilizando a tipologia textual “Dissertação” e o seu texto teve que apresentar valores, opiniões, crenças, hipóteses, ideias, em suma, os aspectos axiológicos ou cognitivos para esse tipo de produção textual.
A prova discursiva teve o valor máximo de 10 (dez) pontos. O candidato tinha que obter 40% (quarenta por cento) ou mais do total de pontos na prova discursiva para não ser eliminado do concurso público.
Prova de Aptidão Física
A Prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório, tem o objetivo de avaliar se o candidato está em condições físicas plenas para desempenhar as tarefas inerentes do cargo pretendido.
Os testes foram os seguintes:
- TESTE DINÂMICO DE BARRA FIXA – MASCULINO;
- TESTE ESTÁTICO DE BARRA FIXA – FEMININO;
- TESTE DE IMPULSÃO HORIZONTAL;
- CORRIDA DE 12 MINUTOS.
O que faz um Agente Penitenciário SEAP PA?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
Garantir ordem e segurança no interior dos estabelecimentos penais; desempenhar ações de vigilância interna, externa e segurança de perímetro nos estabelecimentos penais; exercer atividades de custódia, fiscalização e controle de pessoas presas, sejam provisórios ou condenados em quaisquer dos regimes de cumprimento de pena, submetidas a medida de segurança, monitoramento eletrônico ou penas restritivas de direito; executar operações de transporte, escolta e custódia de pessoas presas em movimentações internas ou externas aos estabelecimentos penais, inclusive internações hospitalares, bem como operações de transferências interestaduais ou entre estabelecimentos penais no interior do Estado; realizar revistas nas dependências dos estabelecimentos penais; realizar ações de controle de acesso em pessoas, veículos e materiais que adentrem ou pretendam adentrar os estabelecimentos penais; exercer, no âmbito de sua competência, apoio ao trabalho desenvolvido pelos demais setores responsáveis pelas assistências previstas na Lei de Execução Penal – LEP; atuar de maneira preventiva e repressiva em situações de emergência que eventualmente ocorram nos estabelecimentos penais, tais como incêndios, rebeliões, motins, tentativas de fuga e outras assemelhadas; conduzir os veículos automotores da Autarquia, integrar comissões de apuração de faltas disciplinares de presos ou servidores, integrar a Comissão Técnica de Classificação e exercer outras atividades que vierem a ser incorporadas ao cargo por força de dispositivos legais.
Para mais informações referentes ao Concurso SEAP-PA, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.