Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso SEJUSP-MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul). O governo do estado prevê publicação do Edital no primeiro semestre de 2021.
Segundo afirma a pasta, o certame será realizado no próximo ano, tendo o Edital divulgado até junho de 2021 “provavelmente no primeiro semestre”.
Concurso SEJUSP MS
A previsão é de que o certame ofereça vagas para os cargos de Perito Criminal, Papiloscopista, Agente de Polícia Científica e Médico Legista.
Ainda não se sabe a quantidade de oportunidades que serão oferecidas, porém, a Secretaria já está em processo de estudo.
“Os cargos são de atuação exclusiva na Perícia Criminal do Mato Grosso do Sul, ou seja, serão todos lotados na Coordenadoria Geral de Perícias e designados para trabalharem nas Unidades Regionais de Perícia em todo o Mato Grosso do Sul”, explicou a Sejus MS.
De acordo com o último Edital para temporários da Secretaria do Estado, a remuneração para as carreiras era de R$ 7.377,66.
Urgência para novo certame
O Sinpof-MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do Mato Grosso do Sul) já havia levantado a necessidade de um novo certame do SEJUSP-MS, que relata um déficit de 65% no órgão.
Apesar do concurso público previsto, até então, a Secretaria de Justiça tenta concluir um processo seletivo para temporários.
A seleção foi aberta em julho de 2020, e conta com 48 vagas, sendo 13 para Médico e mais 35 para Peritos.
As 13 vagas de Médico são para as unidades regionais de perícia de:
- Campo Grande (07 vagas)
- Bataguassu (02 vagas)
- Costa Rica (03 vagas)
- Nova Andradina (01 vaga)
Já as vagas para o cargo de Perito Criminal eram destinadas a candidatos com graduação em Biologia, Ciências Contábeis, Engenharia, Farmácia, Física, Geologia, Medicina Veterinária ou Química.
As 35 vagas foram distribuídas entre as unidades regionais de:
- Aquidauana (03 vagas)
- Bataguassu (05 vagas)
- Corumbá (03 vagas)
- Costa Rica (01 vaga)
- Coxim (03 vagas)
- Jardim (02 vagas)
- Naviraí (04 vagas)
- Nova Andradina (04 vagas)
- Paranaíba (04 vagas)
- Ponta Porã (04 vagas)
- Três Lagoas (02 vagas)
Em ambos os casos, o contrato teria 18 meses de duração, com a possibilidade de ser prorrogado ou rescindido a qualquer tempo a critério da Administração.
A seleção é avaliada pela justiça, após ser questionada por categorias, que apoiam o veto a qualquer possibilidade de contratação pericial sem realização de concurso público.
Até então, o Ministério Público do Mato Grosso do Sul se manifestou a favor da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), em uma ação que pede a anulação de edital para a contratação de peritos criminais temporários.
Último Concurso Sejusp MS
O último certame da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul ocorreu no ano de 2013. Na época foram ofertadas 30 vagas para candidatos de níveis Médio e Superior. As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
- Agente de Ações Socioeducacionais – 28 vagas
- Gestor de Ações Socioeducacionais (Psicólogo) – 2 vagas
Provas do Concurso SEJUSP-MS 2013
O certame foi composto por duas etapas, sendo elas: Provas Objetivas e Prova de Títulos. A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por 60 e 70 questões de múltipla escolha, dependendo do cargo. Abaixo estão as disciplinas que versaram as provas:
Gestor de Ações Socioeducacionais
- Língua Portuguesa – 20 questões;
- Conhecimentos Gerias – 20 questões;
- Conhecimentos Específicos – 30 questões.
Agente de Ações Socioeducacionais
- Língua Portuguesa – 20 questões;
- Conhecimentos Gerias – 20 questões;
- Conhecimentos Específicos – 20 questões.
Para mais informações referentes ao Concurso SEJUSP-MS, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.