Foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus, no estado do Amazonas, um Projeto de Lei que autoriza a criação de 3.500 vagas voltadas ao cargo de Professor para o novo concurso Semed Manaus.
Ademais as oportunidades irão compor o quadro de funcionários da Secretaria de Educação da cidade que atualmente encontra-se com 850 professores contratados temporariamente.
Concurso Semed Manaus: Quando sai novo edital?
Por ora não foi definida uma data para a publicação de um novo edital, contudo as expectativas são grandes após a aprovação do Projeto de Lei que autoriza essas mais de 3 mil vagas, pois a contratação dos colaboradores será realizada somente por meio de concurso público que deve ocorrer em breve.
Além disso, é importante lembrar que parte dessas 3.500 vagas será preenchida com a convocação dos aprovados em cadastro reserva do último concurso realizado pela Casa em 2018.
Entretanto, o novo certame ainda ofertará milhares de vagas, e de acordo com a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, o documento de abertura do concurso está previsto para ser lançado no segundo semestre deste ano.
De acordo com a vereadora professora, Jacqueline, do partido União Brasil, “… temos carga dobrada, cargos vagos, e esse concurso vai oportunizar a chamada dos professores do cadastro de reserva, nós já temos muitos convocados e precisamos de mais pessoas, o que é corrigido agora”.
Último concurso
O último concurso ocorreu no ano de 2018 e contou com a oferta de 400 vagas para o cargo de Professor, de nível superior, para diversas áreas de atuação. Ademais, o edital formou um cadastro de reserva que ainda pode ser utilizado.
Para este certame, a jornada de trabalho ficou definida em 20 horas semanais, com um salário inicial mensal de R$ 1.609,32.
Dentre as oportunidades, 146 foram para Professores do Ensino Fundamental e 101 para a Educação Infantil. Enquanto isso, as demais vagas foram para as áreas de Artes (4), Ciências (37), Educação Física (23), Ensino Religioso (5), Geografia (8), além de História (8), Inglês (3), Língua Portuguesa (5) e Matemática (60).
Os aprovado no certame puderam atuar em mais de 490 escolas do município de Manaus e o concurso teve como principal objetivo atender áreas de maior necessidade.
Ao todo o concurso Semed Manaus de 2018 registrou mais de 22 mil inscrições, dessa maneira, os interessados já devem iniciar a preparação, pois a concorrência será acirrada.
Lembrando que os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas compostas por 60 questões de múltipla escolha e versando sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Conhecimentos Pedagógicos
- Legislação
- Conhecimentos Específicos
Por fim, os candidatos classificados na primeira etapa foram também avaliados por prova de títulos.