Temos boas notícias para os concurseiros interessados em realizar o Concurso TJ-AP (Tribunal de Justiça do Amapá). O órgão publicou o Edital de chamamento para definição da banca organizadora, além do projeto básico. Confira.
No Edital de chamamento consta que a proposta técnica da respectiva empresa interessada em organizar o certame que destinará vagas para Juiz Substituto deverá ser encaminhado até o dia 02 de dezembro para: diretoriageral@tjap.jus.br.
O contrato com a banca organizadora passará a ter vigência a partir da data de assinatura até a publicação do resultado final do certame, sendo observado o prazo máximo de 18 meses, contados da inscrição preliminar.
Ainda segundo o Edital, o corregedor-geral de Justiça do Estado do Amapá enviou à presidência do tribunal um documento solicitando as devidas providências para a realização do Concurso Público. Como justificativa, é apresentado:
“Justifico a necessidade dessas providências em razão da existência de 11 (onze) cargos vagos de Juiz de Direito Substituto e de que, no corrente ano, teremos a aposentadoria de 5 (cinco) Juízes de Direito de Entrância Final. Além disso, a quantidade existente de substitutos é insuficiente para atender satisfatoriamente a demanda do 1° Grau, decorrente de férias, licenças e afastamento dos titulares, o que resulta no acúmulo de, em média, três unidades por magistrado”.
Projeto Básico
O projeto básico já dá indícios do que será o Concurso TJ AP, com a confirmação das etapas avaliativas, requisitos, valor máximo a ser cobrado como taxa de inscrição entre outras coisas.
O projeto também foi disponibilizado no Diário Oficial de Justiça Eletrônica, com o objetivo de ser exposto para a consulta das bancas interessadas.
Taxas
De acordo com projeto básico, o valor máximo a ser recolhido como taxa de inscrição é de 1% do subsídio do cargo de Juiz, que tem valor de R$ 30.404,40.
Sendo assim, o valor máximo a ser cobrado por candidato poderá ser de R$ 304,04, havendo isenção nos seguintes moldes:
- Inscritos no CadÚnico;
- Portadores de necessidades especiais e reconhecidamente pobres;
- Doadores de sangue;
- Portadores de necessidades especiais física, auditiva e visual.
Provas do Concurso TJ-AP
A previsão é que o certame seja composto pelas seguintes etapas:
- 1ª etapa: Prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª etapa: Provas escritas (discursivas e de sentenças), de caráter eliminatório e classificatório;
- 3ª etapa: Será composta de quatro subfases, de caráter eliminatório:
- Inscrição definitiva;
- Sindicância da vida pregressa e investigação social;
- Exame de sanidade física e mental;
- Exame psicotécnico;
- 4ª etapa: Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- 5ª etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Último Concurso TJ-AP
O último certame do Tribunal de Justiça do Amapá destinado Servidores Públicos ocorreu no ano de 2014. Na época foram ofertadas 100 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva, distribuídas entre cargos de Analistas Judiciários (diversas áreas) e Técnicos Judiciários (diversas áreas).
Provas do Concurso TJ-AP 2014
O certame foi comporto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório (para todos os cargos); e
- Prova Prática de Taquigrafia, de caráter eliminatório (para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Taquigrafia).
As Provas Objetivas foram compostas de 60 questões de múltipla escolha. Sendo 30 de Conhecimentos Gerais e as outras 30 questões de Conhecimentos Específicos.
Para mais informações referentes ao Concurso TJ-AP, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.