Durante o evento de posse ocorrido no último dia 16, o desembargador Fabio Clem de Oliveira tornou pública sua intenção de realizar um novo Concurso TJ-ES (Tribunal de Justiça do Espírito Santo) para a ampliação do quadro de funcionários do órgão.
De acordo com o desembargador, os trâmites para o novo concurso devem começar no ano que vem, com a realização de um levantamento das necessidades do órgão e a definição da banca organizadora. Após esta fase de levantamento de dados, será possível definir a oferta de vagas, tal como os cargos que serão disponibilizados no certame.
“O ano que vem nós não temos a possibilidade de fazer o concurso, mas nós temos a possibilidade de plantar a necessidade desse concurso, licitar uma empresa para fazer e, quem sabe, até o final do ano a gente possa fazer?”, ressaltou o desembargador.
O presidente também destacou a extrema necessidade de ampliação do quadro de servidores no Judiciário, já que atualmente há 362 funcionários que já apresentam todos os requisitos para a aposentadoria.
O TJ-ES enfrenta um grande déficit de servidores
Atualmente o TJ-ES apresenta mais de 600 cargos vagos. Segundo informações do desembargador Fábio Clem, a categoria que possui maior déficit é o primeiro grau de jurisdição, ou seja, os funcionários dos fóruns.
Vale ressaltar que, até o final de 2019, foram contabilizados 660 cargos vagos no órgão. 598 equivalem ao cargo de Analista Judiciário, 16 de Analistas Judiciários especiais e 46 de Técnicos Judiciários.
Como foi o último Concurso TJ-ES?
O último edital de seleção do TJ-ES foi publicado em 2010. Na ocasião, foram ofertadas 455 vagas para o cargo de Analista Judiciário, de níveis médio e superior.
O Cebraspe foi a banca responsável pela organização do último concurso TJ-ES. Os candidatos foram avaliados através de provas objetivas com 70 questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.