Atenção! Mais um passo dado para o concurso TJ-MG! Isso porque a documentação da banca organizadora, IBFC, foi aceita!
Prepare-se para Concurso
De acordo com o portal de compras, a documentação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação está aprovada, no entanto, ainda não existe uma confirmação oficial de que essa será a banca do próximo concurso do TJ de Minas Gerais.
Da mesma maneira, também não é possível confirmar quais cargos e vagas estarão presentes no edital, uma vez que só temos o projeto básico divulgado.
Vale ressaltar que, apesar de o projeto básico servir como um espelho, ele não necessariamente será idêntico ao edital. Ou seja, as informações neste documento podem ser alteradas.
Confira, no entanto, quais são as expectativas para o próximo edital do TJ-MG a partir do Projeto Básico.
Concurso TJ-MG ofertará vagas para nível médio e superior
De acordo com o Projeto Básico, o concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ofertará vagas de nível médio e superior, nos cargos de Oficial e Analista, respectivamente.
No caso da carreira de Oficial, as vagas serão distribuídas para Assistente Técnico de Controle Financeiro e Oficial de Justiça.
Enquanto isso, no nível superior, a carreira de Analista será direcionada para as áreas de:
- Administrador;
- Analista de Tecnologia da Informação;
- Analista Judiciário;
- Assistente Social;
- Bibliotecário;
- Contador;
- Enfermeiro;
- Engenheiro Civil; Eletricista; Mecânico;
- Médico;
- Psicólogo;
- Revisor Judiciário.
A expectativa é que o contrato entre a banca e o TJ seja homologado em breve, pois somente assim teremos uma confirmação de vagas, cargos, salários, entre outros.
TJ-MG foi unificado!
Antigamente, o TJ-MG contratava seus servidores por meio de cargos de 1ª instância e de 2ª instância. Em 2019, no entanto, foi aceita uma proposta para unificar essas duas instâncias.
Dessa forma, as contratações não são feitas por meio dessas divisões e, agora, todos os cargos passarão a compor o Quadro Geral de Servidores do Poder Judiciário, podendo haver, inclusive, remoções e permutas entre eles.
As principais mudanças nos cargos foram que, anteriormente, os cargos existem eram os de:
- Oficial de Apoio Judicial (nível médio) – 1ª instância;
- Oficial Judiciário (nível médio) – 1ª instância;
- Ofic. Judiciário (nível médio) – 2ª instância;
- Técnico Judiciário (nível superior) – 1ª instância;
- Técnico Judiciário (nível superior) – 2ª instância.
Com a mudança, o cargo de Oficial de Apoio foi extinto e os cargos de Técnico mudaram de nome e passaram a ser denominados de Analistas.
Ou seja, os dois únicos cargos que compõem o quadro de servidores, agora, são os de Oficial Judiciário e Analista Judiciário.
- Adquira: Apostila Concurso TJ-MG