Atenção, concurseiros! O último concurso TJ-MG não será prorrogado, de acordo com o presidente do Tribunal. Entenda melhor ao longo do texto!
Prepare-se para Concurso
A notícia sobre a não prorrogação veio através de um comunicado assinado no último dia 15 de março. Vale dizer que o edital aconteceu em 2017 e foi direcionado para o quadro de efetivos da Justiça de 1ª Instância.
É importante destacar que, naquele ano, o concurso TJ de Minas Gerais contava com divisão em duas Instâncias, o que não ocorrerá no certame previsto para 2022. Isso Porque o Tribunal foi unificado e agora não consta mais dessas divisões.
A decisão por encerrar a validade do certame neste ano de 2022 implica, portanto, no fato de que os candidatos em cadastro de reserva, que não receberam a convocação, deverão realizar um concurso novamente para conseguirem seus cargos no TJ.
Por outro lado, isso abre margem para que um novo edital possa sair em breve. Levando em consideração de que um certame já está no planejamento, a expectativa de que novas seleções ocorram já nos próximos meses só aumenta!
Concurso TJ-MG 2022: banca contratada!
De acordo com o portal de compras do TJ, a documentação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) está aprovada, no entanto, ainda não existe uma confirmação oficial de que essa será a banca do próximo concurso do TJ de Minas Gerais.
Da mesma maneira, também não é possível confirmar quais cargos e vagas exatamente estarão presentes no edital, uma vez que só temos o projeto básico divulgado.
Vale ressaltar que, apesar do projeto básico servir como um espelho, ele não necessariamente será idêntico ao edital. Ou seja, as informações neste documento podem ser alteradas.
Porém, de acordo com o projeto básico do certame, os cargos ofertados serão os seguintes:
- Oficial Judiciário (classe D)
- Assistente Técnico de Controle Financeiro
- Oficial de Justiça
- Analista Judiciário (Classe C)
- Administrador
- Analista de Tecnologia da Informação
- Analista Judiciário
- Assistente Social
- Bibliotecário
- Contador
- Enfermeiro
- Engenheiro Civil, Eletricista e Mecânico
- Médico
- Psicólogo
- Revisor Judiciário
Vale dizer, por fim, que essas carreiras muito provavelmente serão de níveis médio e superior.
Ademais, a expectativa é que o contrato entre a banca e o TJ seja homologado em breve, pois somente assim teremos uma confirmação de vagas, cargos, salários, entre outros.
TJ-MG foi unificado!
Antigamente, o TJ-MG contratava seus servidores por meio de cargos de 1ª instância e de 2ª instância. Em 2019, no entanto, foi aceita uma proposta para unificar essas duas instâncias.
Dessa forma, as contratações não são feitas por meio dessas divisões e, agora, todos os cargos passarão a compor o Quadro Geral de Servidores do Poder Judiciário, podendo haver, inclusive, remoções e permutas entre eles.
As principais mudanças nos cargos foram que, anteriormente, os cargos existentes eram os de:
- Oficial de Apoio Judicial (nível médio) – 1ª instância;
- Oficial Judiciário (nível médio) – 1ª instância;
- Ofic. Judiciário (nível médio) – 2ª instância;
- Técnico Judiciário (nível superior) – 1ª instância;
- Técnico Judiciário (nível superior) – 2ª instância.
Com isso, o cargo de Oficial de Apoio foi extinto e os cargos de Técnico mudaram de nome e passaram a ser denominados de Analistas. Ou seja, os dois únicos cargos que compõem o quadro de servidores, agora, são os de Oficial Judiciário e Analista Judiciário.