Atenção concurseiros que se interessam em realizar o Concurso TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios). O processo de escolha da banca organizadora está em andamento e bancas já se candidatam. Confira os detalhes ao decorrer do texto.
Prepare-se para Concurso
Após o TJDFT através do Núcleo de Pesquisa e Análise de Preços, enviar uma ofício ao Tribunal de Contas da União solicitando o projeto básico do concurso para auditores e o contrato firmado com a FGV, cresceu as especulações entorno da escolha da banca organizadora do certame, porém, a Assessoria de Imprensa do órgão confirmou que a ainda não há definição.
- Adquira: Apostila Completa TJDFT
A expectativa é de que a banca seja divulgada em breve.
Concurso TJDFT: detalhes
Todas as 405 vacâncias são na área de apoio: 219 são no cargo de Técnico Judiciário, que exige formação no Ensino Médio, e as outras 186 são na carreira de Analista Judiciário, que exige formação superior.
Esse quantitativo de vacâncias poderá ser preenchido no próximo certame, que já está sendo discutido. Segundo a Assessoria de Imprensa do Tribunal do Distrito Federal, existem estudos para verificar as necessidades de cada cargo em andamento.
Em maio deste ano, o presidente do Tribunal de Justiça já havia anunciado que a minuta do edital começaria a ser elaborada.
Além disso, reconheceu que, com os outros órgãos do Judiciário deixando de ceder seus aprovados em concursos para o Tribunal, as vacâncias começariam a pesar bastante na estrutura e no bom funcionamento dos serviços. Por isso, um novo concurso se faz urgente.
O presidente do Tribunal, Romeu Gonzaga Neiva, disse na mesma ocasião em maio que:
“Temos inúmeras aposentadorias e os tribunais que têm concursos abertos não querem ceder servidores para nós e estamos ficando em situação difícil. Então hoje nós vamos trabalhar para que, a partir da semana que vem, preparemos a minuta de um edital. O problema de falta de servidores está na raiz de tudo. Vamos tentar resolver.”
Último concurso TJDFT
A última edição do concurso TJDFT aconteceu em 2015 e ofertou 80 vagas para Técnicos e Analistas.
O cargo de Técnico tinha oportunidades para as áreas de Enfermagem e Programação de Sistema, enquanto o cargo de Analista ofereceu vagas para a área Judiciária, sem especialidades, e para Oficial de Justiça Avaliador Federal.
Além disso, o edital também ofertava vagas para as áreas de Odontologia, Medicina em diversas especialidades, Suporte em Tecnologia da Inofmração, Psicologia, Biblioteconomia e Análise de Sistemas.
Os candidatos fizeram uma Prova Objetiva, no estilo Cebraspe, que foi a banca organizadora, com 120 questões sobre:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Ética no Serviço Público; e
- Atualidades.
Além dessas matérias do ciclo de questões sobre Conhecimentos Básicos também houveram questões sobre Conhecimentos Específicos.