Olá concurseiros! Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (Concurso TRE-SP) manifestou interesse em integrar o concurso unificado da Justiça Eleitoral, com previsão para 2023.
De acordo com a informação, o TSE tem interesse em realizar um concurso unificado entre todos os tribunais regionais do país que necessitam de reposição.
Dessa maneira, além de São Paulo, outro TRE que manifestou interesse é o do Piauí. Porém, somente após análise o TSE irá decidir sobre a abertura dessa seleção ou não.
No que consiste o concurso unificado?
Os concursos unificados são seleções a nível nacional, ou seja, um único edital é publicado e candidatos de qualquer lugar do Brasil podem prestar o mesmo concurso.
Para muitos, a mudança é positiva já que o conteúdo cobrado nas provas não será mais os chamados “bairrismos”, isso é, questões inseridas com particularidades de determinado local, ou de conhecimento apenas daquele tribunal. Passa a adotar provas de compreensão unificada.
Apesar de ter demonstrado interesse em participar do concurso unificado, a questão ainda está em análise pelo órgão.
Como será o próximo concurso TRE-SP?
Ademais, as vagas serão destinadas às carreiras de Técnico Judiciário e Analista Judiciário que tem como exigência os níveis médio e superior, respectivamente.
Salários do concurso TRE SP
A remuneração inicial varia de acordo com o cargo escolhido, sendo de R$ 8.501,45 para Técnico Judiciário e de R$ 13.365,38 para Analistas Judiciários.
Aos valores acima já estão acrescidos o auxílio-alimentação e a gratificação por atividade jurídica.
Além disso, os servidores possuem benefícios como:
– Assistência médica e odontológica;
– Adicional de qualificação (nível de escolaridade);
– Auxílio-creche.
Quando ocorreu o último concurso unificado?
O último concurso unificado ocorreu no ano de 2006, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou um edital com 801 vagas, distribuídas entre os tribunais regionais, conforme listados abaixo:
- TSE – Tribunal Superior Eleitoral – 280 vagas;
- TRE-AC – Tribunal Regional Eleitoral do Acre – 6 vagas;
- TRE-RJ – Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – 435 vagas;
- TRE-RO – Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – 56 vagas;
- TRE-RR – Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – 24 vagas.
Esta seleção contemplou vagas para cargos de Técnicos e Analistas Judiciários e, nesta ocasião, foram organizados pela banca Cebraspe.