Confira o Edital do Concurso ICMBio que foi publicado no dia 29 de novembro de 2021. O certame oferece 171 vagas para candidatos de níveis médio e superior, destinadas aos cargos de Analistas e Técnicos Ambientais, respectivamente.
Prepare-se para Concurso
São ofertadas 171 vagas imediatas para candidatos de níveis médio e superior, que serão distribuídas por diversos estados. As oportunidades são para o cargo de Analista Ambiental (61 vagas) que exige ensino superior completo ou habilitação legal equivalente em qualquer área de formação. O cargo conta com salários de R$ 8.089,64.
As outras 110 vagas são para o cargo de Técnico Ambiental, que necessita de ensino médio completo ou curso técnico equivalente, contando com salário de R$ 3.605,34.
Provas do Concurso ICMBio
O certame será composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Discursiva de caráter eliminatório e classificatório.
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas nas cidades de Belém/PA, Macapá/AP, Manaus/AM, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC e São Luís/MA no dia 06 de fevereiro de 2022.
O que faz um Analista Ambiental?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
- Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
- gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
- ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
- conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
- estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.
O que faz um Técnico Ambiental?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
- Prestação de suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais, execução de atividades de coleta;
- seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas;
- orientação e controle de processo voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.
ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.
Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.