Confira o Edital do Concurso PM-SP (Polícia Militar de São Paulo) que foi publicado no dia 09 de dezembro de 2021. O certame oferece 220 vagas para os cargos de Aluno-Oficial.
Prepare-se para Concurso
São ofertadas 220 vagas para candidatos de nível médio, que devem ter entre 17 e 30 anos (exceto para servidores da corporação) e altura mínima de 1,60m (homens) ou de 1,55m (mulheres), destinadas ao cargo de Aluno-Oficial, contando com vencimentos iniciais de R$ 3.310,13.
Para participar desse Concurso Público é necessário realizar as inscrições através do site da banca organizadora, Fundação Vunesp, a partir do dia 15 de dezembro até o dia 20 de janeiro de 2022. Para efetuar a inscrição é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 130,00.
Provas do Concurso PM SP Oficial
O certame será composto pelas seguintes etapas:
- exames de conhecimento (prova objetiva e dissertativa);
- exame de aptidão física;
- exame de saúde;
- exame psicológico;
- avaliação de conduta social;
- análise de documentos.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, estão previstas para serem aplicadas no dia 20 de março de 2021, no turno da tarde, nos seguintes municípios:
- Araçatuba;
- Bauru;
- Campinas;
- Piracicaba;
- Presidente Prudente;
- Ribeirão Preto;
- Santos;
- São José do Rio Preto;
- São José dos Campos;
- São Paulo; e
- Sorocaba.
O que faz um Oficial da PM SP?
Saiba quais são as atribuições do cargo:
cumprindo as condições para a posse o Aluno-Oficial PM cursará a graduação, Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, de forma sequencial e consecutiva, que se destina a formar, com solidez teórica (Ciência Política, Didática, Sociologia, Gestão de Finanças etc) e prática (Educação Física, Técnicas de Direção Policial Preventiva, Procedimentos Operacionais Padrão, Tiro Defensivo na Preservação da Vida – Método Giraldi, Ordem Unida, Maneabilidade Básica a Cavalo etc), o profissional ocupante do posto inicial de Oficial, tornando-o apto à gestão e comando de pessoas e análise e administração de processos, por intermédio da utilização ampla de conhecimentos na busca de soluções para os variados problemas pertinentes às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a filosofia de polícia comunitária e direitos humanos, além de outras definidas em lei.