Atenção, concurseiros! Foram suspensas temporariamente as inscrições para o concurso Petrobras e terá um novo edital publicado. O certame oferta 6.412 vagas para provimento imediato e para formação de cadastro reserva para cargos de nível médio/técnico e superior de escolaridade. Fique e confira os demais detalhes no decorrer da notícia. 😍
Por que a inscrição concurso Petrobras foi suspensa?
Na última quarta-feira, 3 de janeiro de 2024, a suspensão das inscrições no Concurso Petrobras foi anunciada por meio do Diário Oficial da União e pela banca organizadora, Cebraspe, com o intuito de proporcionar mais oportunidades de acesso aos candidatos.
Dessa forma, as provas objetivas serão administradas em todas as capitais do país, além das cidades mencionadas no primeiro edital. Consequentemente, as cidades de realização das provas não estarão mais atreladas aos polos de trabalho escolhidos durante a solicitação de inscrição.
De acordo com a Petrobras, o novo edital expandirá o número de locais de prova de 19 para 40 cidades, incluindo as capitais de todos os estados brasileiros.
Conforme afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a ampliação dos locais de prova tem como propósito democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional. Essa medida visa aumentar as oportunidades de inscrição para candidatos de diversas regiões do Brasil.
Quando as inscrições do concurso Petrobras 2024 serão retomadas?
As inscrições para o certame poder ser realizadas a partir do dia 08 de janeiro até o dia 31 de janeiro de 2024, por meio do site da banca organizadora, Cebraspe.
A fim de homologar a inscrição, é indispensável que o candidato realize o pagamento de uma taxa no valor fixo de R$ 62,79.
Além disso, é possível requerer a isenção da taxa de participação no mesmo período para realizar a inscrição, de 8 a 31 de janeiro, caso o candidato se enquadre em uma das seguintes condições:
- Pessoas candidatas que pertençam a família inscrita no CadÚnico;
- Doadores(as) de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Quais são os requisitos para participar do concurso?
Confira quais são algumas das seguintes exigências para que o candidato tome posse do cargo pretendido no concurso Petrobras:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado(a) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros(as) e portugueses(as), com reconhecimento de direitos e obrigações civis e de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta,
- promulgado no Brasil por meio do Decreto nº 3.927/2001.
- Estar em dia com as obrigações eleitorais.
- Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino.
- Ter, na data de admissão ou readmissão, idade mínima de 18 anos completos.
- Não ter 75 anos de idade ou mais, desde que tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição estabelecido para fins de aposentadoria, conforme estabelecido pelo § 16º do artigo 201 da Constituição Federal, incluído pela Emenda Constitucional nº 103/2019.
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da ênfase, que será comprovada por meio de exames específicos, conforme previsto no subitem 10.1 deste edital.
Para mais detalhes sobre o certame clique aqui.
Bons estudos e boa prova!!!